Festa de aniversário surpresa emociona pacientes no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 10/08/2023 11h05, última modificação: 10/08/2023 11h05

Com o objetivo de tornar a experiência hospitalar mais acolhedora e significativa, a equipe do Serviço Social do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza diversos aniversários surpresas, em todas as áreas da Assistência, para pacientes internados. A celebração ocorre na data do aniversário e é regada de muita emoção e gratidão dos internos.

O diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, destaca que uma das características do Hospital de Trauma é a humanização. “Nossos profissionais são preparados para realizar um atendimento diferenciado, aplicar um tratamento humanizado e individualizado com cada paciente é essencial, pois torna menos estressante o período de internação. Dessa forma, com essa ação, queremos que o paciente tenha lembranças alegres, afetivas e acolhedoras, no dia do seu aniversário”, enfatizou.

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Keilla Medeiros, a celebração tem contribuído para a melhoria no quadro do paciente. “Para a maioria das pessoas, o dia do aniversário é de muita alegria e agradecimento por mais um ano de vida. Porém, quando uma pessoa está internada e chega essa data, o momento pode ser melancólico e triste. Então, realizamos uma celebração simples que pretende deixar o período de internação menos pesado. Além disso, temos percebido uma melhora considerável dos pacientes, após o início do projeto”, comentou.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Parabéns para Você’ e busca proporcionar um momento de alegria e de descontração aos pacientes, que estão internados e acabam passando a data do aniversário dentro do hospital. Os pacientes são recebidos com bolo, balões e levam uma cartinha de recordação para casa. A festividade ocorre durante a visita dos familiares, que são previamente avisados. Caso o paciente não tenha familiares perto, é realizada uma chamada de vídeo para que os familiares aproveitem também esse momento.

Os balões e o bolo dourado trouxeram cor para o ambiente hospitalar. Dona Clarice da Silva, de 80 anos, não conteve a emoção ao ser surpreendida pela equipe do Hospital de Trauma e por familiares que vieram para celebrar o aniversário. “Que emoção ser lembrada, muito grata à equipe do hospital, que teve essa atitude de fazer uma festinha. Achei isso muito legal, muito importante e fiquei muito feliz, até cantei parabéns com os meus familiares e isso mudou meu dia. Por isso, eu agradeço imensamente a equipe do Serviço Social por proporcionar esse momento”, ressaltou.

A Psicologia e a equipe de enfermagem participam também desse momento especial. De acordo com a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, a humanização transforma a relação do hospital com os usuários em uma experiência mais significativa. “O acolhimento é fundamental tanto para família quanto para o paciente. Eu digo que é 50% do tratamento, pois essa empatia faz toda diferença no processo de recuperação do paciente”, frisou.