Notícias

FCJA recebe mais uma edição do Pôr do Sol Literário, nesta quinta-feira (29)

publicado: 26/08/2024 10h03, última modificação: 26/08/2024 10h03
matéria-25-08-2024-pôr-sol-naná-Foto Edson Matos.jpeg

Mais uma edição (97ª) do Pôr do Sol Literário será realizada, nesta semana, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa. O sarau, promovido pela Confraria Sol das Letras, acontece na quinta-feira (29), a partir das 17h, no hall e no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da instituição, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

Com lançamento de livros e exposição de peças do artista plástico Wilson Figueiredo, o evento será iniciado com a apresentação do cantor Tadeu Matias, seguido de homenagem à jornalista Naná Garcez, presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que será saudada pelo seu filho Victor Castro.

Em seguida, haverá o lançamento do livro ‘Nós, o reencontro’, que registra textos literários de advogados paraibanos. A apresentação será proferida pelo organizador da obra, Saulo Medeiros. Na sequência, Taden Farias fará a apresentação do livro ‘A mundividência da esperança’, do escritor e acadêmico Eitel Santiago. Ainda haverá um sarau poético com declamações de Quelyno Soares e Annecy Venâncio; e feira de livros promovida pela Livraria do Luiz.

Com apoio cultural da Fundação Casa de José Américo, o projeto Pôr do Sol Literário foi criado pela Confraria Sol das Letras em dezembro de 2013 e, ao longo de uma década, já se consolidou como um dos eventos mais longevos da cena literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.

A confraria se propõe a protagonizar, além do Pôr do Sol Literário, outras iniciativas, como a realização da I Flor (Festa Literária do Extremo Oriental), a premiação das melhores obras do ano, que terá a segunda edição em 2024, e ainda um concurso público, com objetivo de projetar a literatura paraibana, não apenas no estado, mas em todo o país.