Notícias

FCJA realiza segunda sessão do Projeto Sessão das Dez com o filme brasileiro Vale Night

publicado: 01/12/2022 09h53, última modificação: 01/12/2022 09h54
1 | 1
vale-night3.jpg

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, neste sábado (3), mais uma edição do projeto Sessão das Dez, em João Pessoa. O filme deste mês será Vale Night (2022), do diretor Luís Pinheiro, com Pedro Ottoni, Gabriela Dias, Linn da Quebrada e Yuri Marçal no elenco. A sessão contará com a presença do crítico cinematográfico Andrés Von Dessauer, responsável pela indicação da obra.

Produzido pela Querosene Filmes, o filme narra a história de um jovem casal que lida com os desafios da vida na periferia para criar o filho, ainda bebê. A mãe, Daiana (Gabriela Dias), resolve pegar um “vale night” para passar a noite com as amigas. Para isso, deixa o filho com o pai da criança, Vini (Pedro Ottoni), que decide levar o bebê para um baile funk. Tudo vai bem até o momento em que ele perde o menino.

O que se segue é uma sequência de ações aleatórias que colocam a criança cada vez mais longe do pai, enquanto ele se desespera para consertar o seu erro e sente, pela primeira vez, o peso de colocar uma criança no mundo.

Nas mãos de Pinheiro, o filme vai além do puramente cômico e se torna um produto do próprio tempo, ao denunciar um problema sem reforçá-lo e sem perder de vista a que veio: divertir. Segundo Von Dessauer, é uma comédia de suspense que consegue trazer a técnica MacGuffin para uma comunidade periférica, de forma muito competente. “Um filme movimentado e apaixonante. Arrisco dizer que é a melhor produção nacional de 2022”, acrescenta.

Lançado em março passado, Vale Night recebeu críticas positivas, por apresentar um enredo que retrata a vida nas comunidades periféricas do Brasil para além de histórias de violência e narcotráfico.

O diretor – Luís Pinheiro estudou cinema em Nova Iorque. Ainda nos EUA, trabalhou em filmes como “Nova Iorque sitiada” (1998), de Ed Zuick, e “Vivendo no limite” (2000), de Martin Scorsese. No Brasil, dirigiu várias séries de ficção independentes e foi duas vezes finalista do Emmy Internacional, com a pioneira “Mothern” (2007) e com “Julie e os Fantasmas” (2011). Também esteve à frente dos longas-metragens “Mulheres alteradas” (2018), finalista do Grande Prêmio do Cinema Nacional como melhor comédia, e “Garota da moto” (2021), do Amazon Prime Video.

 

Serviço

Sessão das Dez, com o filme “Vale Night” (Brasil, 2022)

3 de dezembro de 2022

10h

Auditório da Fundação Casa de José Américo

Avenida Cabo Branco, 3336 – João Pessoa-PB

Classificação: 16 anos