Notícias
FCJA prepara edição 2019 do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”
Professores da rede estadual de ensino vão receber formação para a edição 2019 do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”, nesta terça-feira (19), pela manhã e tarde. O projeto, que iniciou ano passado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, visa promover o acesso dos alunos às ações educativas e culturais, lúdicas e midiática aos espaços de memória, história e literatura, representados pelo Museu, Arquivo, Biblioteca e Cineclube da FCJA.
A exemplo do que aconteceu no “projeto piloto”, haverá a formação de professores como agentes multiplicadores das ações junto aos alunos da rede pública estadual. Participam deste treinamento 30 escolas, sendo para cada uma dois professores da área de Ciências Humanas (História, geografia, Português, Artes, Filosofia e Sociologia) e um gestor. A programação inicia às 8h30, com apresentação de um vídeo institucional e explanação geral do projeto pela presidente da Fundação Casa de José Américo, professora Viviane Vieira Coutinho e coordenação pedagógica da Secretaria de Estado da Cultura.
A seguir, a explanação da metodologia do Projeto pelas professoras Janete Rodriguez e Lúcia Guerra, respectivamente diretoras do Museu Casa de José Américo e do Departamento de Documentação e Arquivo. Após esta abertura haverá a visita guiada ao Museu e Arquivo dos Governadores. Esta programação se repetirá nos dois turnos. O encerramento acontecerá no auditório, no final da tarde, para avaliação e sugestões dos professores para o aperfeiçoamento das atividades com os alunos.