Notícias

FCJA leva folia carnavalesca para casa de internautas

publicado: 17/02/2021 15h48, última modificação: 17/02/2021 15h48
IMG-20210216-WA0125.jpg

A Fundação Casa de José Américo proporcionou aos internautas um Carnaval bem diferente, com duração de cinco horas, distribuídas em dois dias de lives. A "Folia de Casa" teve uma versátil programação, que constou de atrações musicais, depoimentos, homenagens, resgates históricos e brindes.

Transmitidas pelo canal oficial da FCJA no YouTube, a abertura das lives começou mexendo com as emoções dos internautas, já no aquecimento para o início, ao marcar um clima de resgate histórico e saudosismo, numa mistura de ritmos dos antigos Carnavais.

Entraram em cena, o acervo fotográfico do homenageado do evento, o jornalista, escritor, carnavalesco e agitador cultural, Wills Leal, falecido ano passado. O seu acervo, agora sob a guarda da FCJA, foi apresentado com fundo musical, de ritmos variados, do ontem e hoje, fazendo uma viagem no tempo. O fato provocou a interação dos internautas, que se manifestaram no chat, exaltando aquele "desfile virtual" de fotos e ritmos, conjugado e harmonizando a apoteose.

As lives contaram com dez participantes, distribuídos em dois temas: O papo é Carnaval e O papo é música. Para o professor e jornalista Carmélio Reynaldo, que mediou os eventos, o objetivo foi alcançado. "A intenção foi compor um painel capaz de, com poucas pessoas como convém ao formato, abranger toda a diversidade de temas relacionados ao Carnaval, uma festa que marca o calendário do Brasil como nenhuma outra", detalhou.

Participaram da live, na segunda-feira, para debater "O papo é Carnaval", os ex-presidentes do projeto Folia de Rua, produtora cultural Ana Gondim e jornalista Walter Santos; o presidente da Liga Carnavalesca, folclorista Pedro Cândido, além da irmã de Wills, Ana Leal, e o poeta Raniery Abrantes, que declamou um poema, dedicado ao homenageado. 

Na terça-feira, para o tema "O papo é música", participaram o cantor e compositor Fuba, o jornalista Sílvio Osias, o maestro Chiquito e o historiador Rui Leitão.