Notícias

FCJA firma parceria para curso de Segurança Patrimonial

publicado: 24/08/2022 09h08, última modificação: 24/08/2022 09h11
ReuniaoPM (1).jpg

A Paraíba terá, pela primeira vez, um curso em Segurança Patrimonial para policiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado. A capacitação será realizada pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), a partir de uma demanda da Fundação Casa de José Américo (FCJA), e contará, ainda, com o apoio pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). O início do curso será divulgado no fim deste mês, depois de sua formatação final.

De acordo com Fernando Moura, presidente da FCJA, a capacitação dará mais subsídios aos policiais, tanto para prestar esclarecimentos aos turistas que visitam os museus paraibanos quanto para compreender melhor o espaço em que trabalham ― o que se refletirá positivamente na relação com os servidores desses equipamentos, em termos de acolhimento e segurança. “Inicialmente, essa segurança especializada cobrirá os museus de João Pessoa. Depois, a mesma formação será ofertada para policiais que prestam serviço nos demais museus do estado”, disse ele.

Para a superintendente da Espep, professora Ivanilda Matias, o curso, ainda inédito na Paraíba, será uma grande contribuição para a nossa cultura. “É uma oportunidade de aprendizado conjunto”, disse ela. Também será oportuno para os policiais, segundo o sargento Saulo de Sá, representante do setor de formação da PM. “Um novo conhecimento será acrescentado ao nosso currículo, pois é algo que não temos em nossos cursos de segurança”, disse. Por fim, o major Joseilton Martins, do CBPM, lembrou que os bombeiros já trabalham em conjunto com a FCJA, em outro projeto da casa. “A partir desse curso, os nossos militares ficarão ainda mais qualificados”, completou.

Parceria – Há dois meses, houve o primeiro contato entre a FCJA e a PM, em reunião entre alguns diretores da instituição de cultura com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza, no Comando Geral. Na sexta-feira passada (19), a segunda reunião para tratar do assunto aconteceu na Fundação, com a participação de representantes da Espep, da PM, do CBPM e da SEECT. A próxima será ainda neste mês, para fechar a ementa do curso e divulgar a data de início.