Notícias

FCJA é selecionada e receberá recursos do Fundo de Direitos Difusos do MPPB

publicado: 23/02/2022 18h07, última modificação: 23/02/2022 18h21

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) foi selecionada para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o projeto “A FCJA em Plataforma Digital – Preservação da Memória, Difusão Cultural e Partilha Social do seu Patrimônio Histórico”. 

O valor a ser investido é R$ 200 mil. Com esse montante, a FCJA reestruturará e modernizará as condições para a preservação e o acesso ao seu patrimônio histórico-cultural, por meio de tratamento técnico especializado e digitalização documental. “O nosso objetivo é difundir nossos bens públicos e contribuir para o exercício da cidadania, a partir do conhecimento da história e da memória ali preservadas”, disse a professora Lúcia Guerra, gerente de Documentação e Arquivo da FCJA e coordenadora do projeto. 

Ao final das fases que envolvem os procedimentos técnicos de higienização, digitalização dos documentos e ampliação do acesso virtual, a FCJA realizará eventos educativos e de difusão cultural para socializar esse acervo como instrumento didático e cultural. “Com isso, a instituição fortalecerá o sentimento de pertença e de identidade cultural da sociedade paraibana”, ressaltou a professora.

Direitos Difusos – O FDD disponibilizou R$ 1 milhão para custear ações de iniciativa de instituições e cidadãos, conforme o último edital lançado em 2021, que obteve 29 projetos inscritos. Os recursos serão utilizados em prol da sociedade, com ações de reparação, remediação, recuperação, conservação, compensação e preservação. 

Além do projeto da FCJA, também foram selecionados projetos da Associação de Teatro Artes e Yôga, da Arquidiocese da Paraíba, da Associação Mulheres de Peito, do Instituto ECCUS-IECCUS e da Associação Paraibana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.