Notícias
Fapesq reúne coordenadores dos Centros Multiusuários da UEPB
- Foto: Secom-PB
A Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba reuniu, nessa terça-feira (9), as equipes de coordenadores dos Centros Multiusuários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), frutos do Edital 04/2018. Foram investidos no edital R$ 5 milhões do Governo do Estado da Paraíba. Trata-se de primeira reunião para apresentação de trâmites técnicos e financeiros entre as instituições envolvidas com o acompanhamento dos projetos (SEECT/Fapesq/PaqTcPB), com os responsáveis pelos Centros Multiusuários.
Foram aprovados no edital: O Centro Integrado Multiusuário de Pesquisa e Análise de Água, Alimentos, Resíduos e Biodiversidade; Centro Multiusuário de Inovação Tecnológica em Sistemas de Produção Agrícola para o Estado da Paraíba; Centro de Desenvolvimento Regional, Big Data e Geoprocessamento da Universidade Estadual da Paraíba; Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança; e o Centro Integrado Multiusuário de Referência em Saúde da Paraíba, que desenvolverão as pesquisas em quatro anos de execução.
Participaram da reunião o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; a gerente executiva de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Elis Regina Neves; a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Maria da Silva Oliveira; a coordenadora de Programas e Projetos da Fapesq, Ruth Silveira, com a equipe de coordenação dos Centros Multiusuários, com toda a equipe técnica da Fapesq.
O presidente da Fapesq destacou a importância dos Centros Multiusuários da UEPB, primordial na formação do conhecimento e ações que atendam aos anseios da comunidade. Ele lembrou a preocupação do Governo do Estado no fortalecimento dos grupos de pesquisa para que se engajem no tema da Popularização da Ciência. “Daremos as mãos para utilizar nossa capacidade de liderança em grupos de excelência para desenvolver pesquisas que tragam retorno para a sociedade”, afirmou.