Fapesq participa da Expotec 2022 com projetos e premiação do Concurso de Redação

publicado: 22/11/2022 10h16, última modificação: 22/11/2022 10h52
expotec 2.jpg
Peça p indústria automobilística.jpeg
expotec KKF - 03.jpg
expotec KKF - 02.jpg

A  Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) vai participar da Expotec 2022, que ocorre de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. O estande estará com demonstrações de projetos e esclarecimentos de editais abertos, financiados pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação.

Participam da exposição, projetos de ideias inovadoras do Programa Centelha, bem como o Projeto: BestBioPLA. Essa pesquisa objetiva o desenvolvimento de produtos eco-eficientes para indústria automobilística, a partir de polímeros reforçados com fibras naturais para serem usados em linha de produção.

O objetivo é promover o uso de recursos regionais de fontes renováveis na produção de compósitos estáveis e biodegradáveis com propriedades e custos competitivos.

Catamarãs de fibra de coco - A KKF Náutica, com área de atuação em design náutico, vai levar o catamarã construído com a fibra de coco. A ideia surgiu da observação do número de cocos desperdiçados, após a água ser retirada.

KKF vem da palavra alemã “Kokosfaser”, que significa “fibra de coco”. A fibra e a resina vegetal dão ao produto leveza e, ao mesmo tempo, resistência e flutuabilidade: o catamarã pesa 40,8 kg, com capacidade de carga para até 320 kg. O projeto da empresa sediada em Cabedelo começou em 2020, com a aprovação no Centelha.

Também teremos no  estande, entre outros projetos, um expositor da Unidade EMBRAPII da UFPB sobre Otimização de Energia, incluindo as renováveis, o que inclui diversos projetos.

Como parte da programação da Fapesq na Expotec, haverá ainda, na sexta-feira, às 17h, a premiação aos estudantes e professores vencedores do Concurso de Redação, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

O concurso foi realizado ao longo do ano pela Fapesq-PB, entre alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino. Foram selecionados alunos que obtiveram 1º e 2º lugares de cada uma das 14 Regionais de Ensino.

Os primeiros lugares receberão o valor total de R$ 800,00, dividido em duas bolsas de R$ 400,00; os segundos lugares receberão o valor total de R$ 400,00 em uma única bolsa. Os alunos e professores orientadores, de cada GRE, que ficarem em 1° e em 2° lugar na etapa regional, receberão certificados de mérito e participação.

As escolas que tiverem estudantes premiados, tanto em 1º quanto em 2º lugar na etapa regional, em cada uma das gerências, receberão troféu e certificado.