Fapesq apresenta Planejamento Estratégico para comunidade de C,T&I

fapesq planejamento estrategico (3).jpeg
fapesq planejamento estrategico (1).jpeg
fapesq planejamento estrategico (2).jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) reuniu, na manhã desta quinta-feira (29), representantes da comunidade técnico-científica, instituições de Ciência e Tecnologia, empresas, governo e a sociedade para apresentar o projeto de elaboração do seu Planejamento Estratégico. O pontapé inicial foi dado com a realização desse evento, ouvindo a comunidade, suas sugestões, para fazer e construir uma Fapesq melhor e mais forte. A reunião aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento contou com a presença do reitor da UFCG, Vicemário Simões; da coordenadora nacional do Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste (Sudene), assessora técnica do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e coordenadora nacional do Programa CDR - Centro de Desenvolvimento Regional, Betina Ferraz; do presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; e representantes da UFPB, UEPB, IFPB, Embrapa, Insa, Sebrae, Parque Tecnológico da Paraíba, Secretaria de Ciência e Tecnologia do município de Campina Grande, entre outros.

A intenção do Governo do Estado, por meio da Fapesq, é fazer o possível para tornar viável os encaminhamentos apontados pelos atores do setor da C,T&I do Estado, oferecer apoio estratégico, político e institucional, e garantir condições essenciais para a implementação do novo arranjo institucional  da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT ).

O projeto do Planejamento Estratégico da Fapesq foi apresentado pelo professor Vinícius Farias Moreira, coordenador do Grupo Gestor do PE.  Foram apresentados os objetivos e pontos de partida distribuídos em seis Grupos de Trabalho: Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento; Inovação e Empreendedorismo; Políticas Educacionais do Estado; Desenvolvimento Regional Sustentável; Cooperação Internacional e Gestão Institucional.

Esses grupos vão ser responsáveis por periodicamente organizar atores relevantes (parceiros ou grupos de interesse) que possam opinar sobre os rumos e resultados; elaborar estudos temáticos e efetuar síntese dos mesmos para apoiar a formulação de estratégias; e acompanhar, munir de informações e procedimentos sobre o desenvolvimento das ações dos GTs.

A reunião realizou um levantamento das expectativas dos parceiros a partir da aplicação da metodologia SWOT, focada em identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.