Notícias

Famílias prestigiam Feira de Brinquedos Populares realizada pelo PAP no Shopping Sul

publicado: 11/10/2018 00h00, última modificação: 08/05/2019 10h50
1 | 3
2 | 3
3 | 3
feira-de-artesanto-brincarte_foto-walter-rafael-1_1.jpg
feira-de-artesanto-brincarte_foto-walter-rafael-6_1.jpg
feira-de-artesanto-brincarte_foto-walter-rafael-7_1.jpg

Heróis infantis, bonecos de pano, mamulengos e piões são as principais atrações da 11ª edição da Feira de Brinquedos Populares (Brincarte). Promovida pelo Governo do Estado por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, a feira vem recebendo a visita de muitas famílias que desejam presentear filhos, netos e sobrinhos com brinquedos diferentes.

Realizada em parceria com o Shopping Sul, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, a 11ª Brincarte é uma grande opção de presentes para o Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12). São brinquedos confeccionados por 25 artesãos das cidades de João Pessoa e Campina Grande, que trazem a inspiração da autêntica cultura nordestina, valorizando a parte lúdica e a imaginação das crianças, uma grande alternativa aos jogos eletrônicos.

Entre as famílias que visitaram a Brincarte nesta quarta-feira (10), está a da bancária Charlene Lira Rodrigues. A bancária trouxe os dois sobrinhos, Paulo Henrique e Micaela, para entrar em contato com o universo infantil proporcionado pela feira. “Este universo é fantástico, já que é um resgate das brincadeiras infantis quando eu era criança. Além disso, fiquei superfeliz ao ver que os meus sobrinhos adoraram as opções de brinquedo. É, sem dúvida, uma alternativa muito inteligente a toda essa parte tecnológica”, disse.

Já a funcionária pública Jucileide Carneiro destacou que visitar a Brincarte é voltar no tempo. “São brinquedos confeccionados de forma artesanal, que trazem a humanidade do artesão, estimulando a parte lúdica, o contato da criança com outras. Além disso, valoriza o trabalho do artesão paraibano, que eu considero muito criativo”, acrescentou.

Variedade e criatividade – A 11ª edição da Brincarte mostra o quanto o artesão paraibano é criativo. No térreo do Shopping Sul, quem visitar a feira vai encontrar heróis infantis, palhaços, bonecos de pano, mamulengos, piões, tudo inspirado no autêntico artesanato paraibano, conquistando pela visão e pelo tato a geração dos jogos eletrônicos, disponíveis apenas nos smartphones de última ponta.

A artesã Maria Deusimar de Oliveira Silva participa da Brincarte pela primeira vez, e trabalha com bonecas de pano e palhaços feitos com material reciclável há mais de oito anos. Expectativa de boas vendas é o que não falta. “Essa parceria do Governo do Estado com o Shopping Sul é muito vantajosa para nós artesãos, que trabalhamos geralmente em feiras populares. Em um local como este, há uma enorme circulação de pessoas, o que nos deixa muito otimistas”, comentou.

Ana Izabel, artesã de Campina Grande, trabalha há mais de 20 anos com crochê para a boneca Barbie. “O crochê, da forma como ele é feito, deixa a Barbie com características muito próximas da nossa cultura, o que acaba seduzindo as crianças”, disse. “Participar da Brincarte em um local como este é uma grande visibilidade para o nosso trabalho”, prosseguiu.

Para a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Lu Maia, a 11ª edição da Feira de Brinquedos Populares é mais uma das ações do Governo do Estado para fortalecer a cultura paraibana e promover a geração de renda. “Os profissionais que integram o artesanato paraibano têm recebido muita capacitação, tornando-se competitivos. Por isso, eventos como a Brincarte e o próprio Salão do Artesanato da Paraíba são fundamentais em todo esse processo de valorização de nossa cultura e de nossa economia”, ressaltou.

Lu Maia lembra ainda que, paralelamente à realização da Brincarte, os visitantes também podem exercitar a solidariedade, com a doação de brinquedos que serão destinados a crianças carentes. “É outro chamamento que fazemos e que, ao longo destas edições do Brincarte tem sido atendido pela população. Todos os brinquedos arrecadados serão doados a crianças carentes”, concluiu.