Notícias

Exposição "São José- artesão e padroeiro" marca homenagens do PAP pelo Dia Nacional do Artesão

publicado: 17/03/2022 10h40, última modificação: 17/03/2022 10h40

Uma exposição composta por peças de 20 artesãos integra as homenagens do Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. A exposição "São José - artesão e padroeiro" será aberta neste sábado (19), às 16h, no Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, na Capital. O evento também faz parte do Festival de Verão Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, única cidade brasileira a integrar o circuito Cidades Criativas da Unesco no segmento artesanato. 

Todas as peças simbolizam o universo interpretativo de mais de 20 artesãos sobre São José, um dos principais santos da devoção popular nordestina. A fé em São José se concretizou em esculturas de madeira, cerâmica, biscuit, papietagem, bonecos de pano, além de elementos de paredes, como telas, entalhes em madeira, xilogravura e painel de mosaico. 

O Museu do Artesanato Paraibano fica localizado na Praça da Independência, no Centro da Capital. A exposição ficará aberta ao público até a próxima terça-feira (22). 

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, destacou a exposição "São José - artesão e padroeiro" como mais um grande evento na divulgação do artesanato paraibano. "Essa exposição mostra a riqueza, toda a criatividade do nosso artesão, da nossa artesã, pois ela dá forma à fé, uma tarefa que não é fácil, mas que tenho certeza de que quem for apreciar essa exposição não irá se arrepender", disse.

A gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, ressaltou que o evento vem coroar uma série de ações do Governo do Estado no fortalecimento do artesanato. "Esta exposição representa, sem dúvida, um momento cultural importante e, por ser cultural, carrega em si vários símbolos: a valorização do nosso artesanato pelo governador João Azevêdo, pela nossa presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, e toda a força, toda a criatividade dos nossos artesãos e artesãs", comentou, ressaltando a importância de o evento integrar a programação do Festival Cidades Criativas.  

O diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, evidenciou a densidade trazida pela exposição. "São mais de 20 artesãos que se esforçaram para confeccionar peças de suas interpretações sobre São José. Pela curadoria, da qual eu participei, e que conto com os curadores Geolagens Oliveira e com Augusto Moraes, não tenho dúvidas de que os nossos artesãos e artesãs se esforçaram e conseguiram", disse. 

Entre os participantes estão Jonas Nogueira, com a peça "O Carpinteiro". A peça, que tem como matéria-prima o barro vermelho, retrata São José trabalhando. Mas outros grandes nomes integram a exposição, como Bento de Sumé, município do Cariri paraibano, e Babá Santana. 

"Participar de um evento como este é muito importante, pois eleva a nossa autoestima em ver como nosso trabalho está sendo bem valorizado pelo público", comentou Ana Andrade, que herdou da mãe a habilidade na confecção de bonecas de pano. 

Crenças religiosas à parte, a importância histórica do trabalho com as mãos fez a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecer 19 de março como o Dia do Artesão, mesmo antes de a atividade ser reconhecida como profissão formal no Brasil. 

O dia 19 de março foi escolhido por também ser o dia dedicado a São José, santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus. 

Mais detalhes da programação e outras informações do artesanato paraibano podem ser acompanhados pelas redes sociais do Programa do Artesanato Paraibano: @museudoartesanatoparaibano e @artesanatopap

Exposição “São José - artesão e padroeiro”

Data: 19 de março (sábado)

Horário: 16h 

Endereço: Museu do Artesanato Paraibano, Praça da Independência, no Centro da Capital

Término: 22 de março