Notícias

Exposição fotográfica e homenagens marcam o Pôr do Sol Literário na FCJA

publicado: 29/07/2024 10h07, última modificação: 29/07/2024 10h12
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
matéria-29-07-2024-sol-das-letras-david-políbio-Foto-4 Antônio David.jpeg
matéria-29-07-2024-sol-das-letras-david-políbio-Foto-3 Antônio David.jpeg
matéria-29-07-2024-sol-das-letras-david-políbio-Foto-2 Antônio David.jpeg
matéria-29-07-2024-sol-das-letras-david-políbio-Foto-1 Antônio David.jpeg

Em alusão ao aniversário da capital paraibana (que no próximo dia 5 comemora 439 anos), uma exposição do fotógrafo e artista visual Antônio David será aberta nesta quinta-feira (1º), a partir das 17h30, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), durante a 96ª edição do Pôr do Sol Literário, promovido mensalmente pela Confraria Sol das Letras.

Antônio David também será um dos dois homenageados no evento, quando será saudado pelo jornalista, filósofo, escritor, pesquisador e historiador Ademilson José. A outra homenagem da Confraria Sol das Letras será ao escritor e poeta Políbio Alves, a ser saudado pelo também poeta e escritor Francisco Gil Messias.

A exposição fotográfica 'Um olhar contemporâneo – João Pessoa entre luzes e sombras' será instalada no hall do Anexo I da FCJA e as homenagens vão ocorrer no Auditório Juarez da Gama Batista, no mesmo prédio da instituição, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla de João Pessoa.

“A exposição vai retratar um pouco da história da cidade, através do olhar humano e artístico, construído a partir de um mergulho em memórias afetivas de nossa cidade e de seu Centro Histórico”, define Antônio David acerca das 25 fotos escolhidas para o evento.

Na abertura do 96º Pôr do Sol Literário, haverá performance musical e declamações com a poetisa e musicista Bianca Rufino, que também irá participar do debate literário sobre a vida e obra de Cora Coralina, com mediação da escritora Thalita Lucena.

Com uma sessão de autógrafos e feira de livros da Livraria do Luiz, o evento na FCJA também terá o lançamento de duas obras literárias: ‘Da Flor do Olhar’, de autoria de Marineuma Oliveira, com apresentação da escritora Ana Adelaide Peixoto Tavares; e ‘Essa Mundana Gente’, de Ana Daviana, com apresentação do acadêmico José Nunes (jornalista e escritor).

O projeto Pôr do Sol Literário foi criado pela Confraria Sol das Letras, em dezembro de 2013 e, ao longo de uma década, já se consolidou como um dos eventos mais longevos da cena literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.

A confraria se propõe a protagonizar, além do Pôr do Sol das Letras, outras iniciativas, como a realização da I Festa Literária do Extremo Oriental (Flor)), a premiação das melhores obras do ano, que terá a segunda edição em 2024, e ainda um concurso público, com o objetivo de projetar a literatura paraibana não apenas no estado, mas em todo o país.