Expofeira 2024 movimenta R$ 28 milhões em negócios e atrai público de 320 mil pessoas

publicado: 26/09/2024 11h31, última modificação: 26/09/2024 11h31

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado (Sedap) divulgou, nesta quinta-feira (26), o balanço final da Expofeira Paraíba Agronegócio 2024, realizada de 15 a 22 de setembro no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. Em oito dias, o evento atraiu um público de mais de 320 mil pessoas e movimentou R$ 28 milhões em negócios, segundo informações do secretário da Sedap, Joaquim Hugo.

A expofeira foi realizada pelo Governo da Paraíba, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB), o Sebrae-PB, Organização das Cooperativas Brasileiras  (OCB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO).

O secretário Joaquim Hugo informou que os R$ 28 milhões movimentados ao longo dos oito dias da Expofeira foram decorrentes da negociação (compra/venda) de animais e de produtos e implementos agrícolas, como maquinários. Joaquim Hugo disse que esse montante também contabiliza a movimentação nos bares e restaurantes que funcionaram no Parque de Exposição, durante todo a Expofeira.

“Assim como em anos anteriores, o público teve a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos cuidados necessários aos animais nos estandes, degustar pratos regionais na praça de alimentação, se divertir nos parques de diversões e apresentações artísticas”, explicou o secretário. Cerca de 500 expositores de todo o Brasil estiveram presentes, tornando a feira ainda mais diversificada, um número superior a expofeira de 2023 que reuniu 200 expositores.

Destaque - Os animais foram a atração principal para visitantes da Expofeira, que reuniu produtores e expositores de várias raças de caprinos, ovinos, bovinos e equinos. Nos dias de evento, foram realizados torneios leiteiros, provas de marcha, concursos, além de leilões, palestras e seminários relacionados ao agronegócio.

Calendário - O calendário anual de feiras e eventos da Sedap divulgado pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano prevê a realização de eventos de março a dezembro em várias cidades paraibanas. Para Joaquim Hugo, a oficialização de um calendário é um avanço para a economia rural da Paraíba. “Este calendário é uma estratégia para dinamizar nosso agronegócio, aproximando produtores, investidores e consumidores. Estamos criando um ambiente propício para o crescimento, a inovação e a sustentabilidade no campo, e temos certeza que, neste ano, o circuito estadual de feiras será de ainda mais sucesso”, ressaltou.

Eventos confirmados

Festival do Queijo de Soledade -  27 e 29 Set  - APACCO