Eventos marcam Semana de Orgânicos em municípios da Paraíba

publicado: 29/05/2018 00h00, última modificação: 10/05/2019 15h16

A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos 2018 na Paraíba tem programação em alguns municípios. Organizada pela Comissão da Produção Orgânica do Estado da Paraíba (CPOrg-PB), que é composta por entidades civis e governamentais, sendo a secretária executiva conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de ações pontuais em diversos escritórios da Emater, foi definida uma programação específica para os municípios de João Pessoa, Conde, Campina Grande, Serraria, Tacima, Congo e Monteiro.

No município do Conde, em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, representado pela Emater-PB, empresa integrante da Gestão Unificada, e outros parceiros, contando com ações que começaram na segunda-feira (28), e se estendem até o próximo sábado (2).  Constam da programação debates nas comunidades de Gurugi II e Jacumã sobre produção, certificação e consumo de alimento orgânico, e também orientação sobre construção de horta escolar e apresentação do filme “O veneno está na mesa”.

No Conde, a Emater promove, dentro de sua assistência técnica, a política nacional de agroecologia e produção orgânica entre os agricultores familiares e consumidores, como também, o esclarecimento e o incentivo para as boas práticas agroecológicas com o objetivo de colocar mais saúde no campo e na mesa das famílias.

Na segunda-feira, duas atividades se destacaram na comunidade Gurigi, no município do Conde: uma oficina, no turno da manhã, sobre o preparo e uso dos insumos orgânicos na agricultura de transmissão e na agricultura orgânica. Outra, no turno da tarde, sobre o preenchimento de caderneta de campo, elaboração de plano de manejo orgânico e sistemas de certificação participativa.

A Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca do município do Conde, por meio do seu Departamento da Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Emater local, se empenham em promover ações de incentivo à agroecologia e à produção orgânica. O município promove a compra de produtos com preço diferenciado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo a merenda escolar em 24 escolas da rede municipal de ensino. Também foi criada a Feira Agroecológica de Jacumã, que acontece aos sábados, onde são comercializados produtos orgânicos.