Etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba começam nesta terça-feira em Mamanguape

publicado: 17/04/2023 15h54, última modificação: 17/04/2023 15h54

Começam nesta terça-feira (18) as etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares 2023. A primeira região a receber o evento é a que é polarizada pelo município de Mamanguape, onde, às 16h, haverá a abertura com o desfile das escolas das cidades de Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição, Itapororoca, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Mataraca e Pedro Régis, além de Mamanguape, saindo de frente da 14ª Gerência Regional de Ensino, na rua Senador Rui Carneiro, até a Praça Antenor Navarro.

Os Jogos são realizados entre alunos da rede pública e privada na faixa etária entre 12 e 17 anos e os campeões de cada etapa regional classificam-se para a fase estadual, na qual os melhores garantem participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e Jogos da Juventude, além das Paralimpíadas Escolares. Na Paraíba, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O coordenador geral dos Jogos, professor José Hugo Coelho, destacou o quantitativo de participantes neste ano de 2023. “Agora em 2023, há uma estimativa de participação de cerca de 25 mil atletas com todas as 14 etapas regionais. Lembrando que tudo é arcado pelo Governo do Estado e começará por Mamanguape, para que em seguida iniciem as demais regiões”, disse.

Pelo calendário, após a abertura de Mamanguape, na quarta-feira (19), será o início em Princesa Isabel e um dia depois, na cidade de Itabaiana, que abrange as escolas do eixo do Rio Paraíba. No dia 25 deste mês de abril, a abertura está confirmada para ocorrer em Pombal e, no dia 27, em Catolé do Rocha. Em cada etapa regional, os Jogos têm em média cerca de uma semana de duração.

No dia 1º de Maio, os Jogos Escolares e Paraescolares vão iniciar em João Pessoa e Campina Grande; e dia 5, em Guarabira e Monteiro. Para finalizar, nos dias 10, 11, 15, 19 e 25 de maio, as aberturas vão ser em: Sousa, Itaporanga, Patos, Cajazeiras e Cuité, respectivamente.

“Com muito esforço e empenho do Governo do Estado, em 2023 vai ser dado o pontapé do maior evento escolar da Paraíba, pois os Jogos serão realizados em todos os municípios que possuem gerência regional de ensino, o que faz agregar o estado por inteiro”, frisou Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer.

As modalidades em disputa são: futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton, judô, karatê, natação, atletismo, ginástica, tênis de mesa, taekwondo, vôlei de praia, xadrez e luta olímpica. “Nenhuma escola, seja ela estadual, municipal, federal ou particular, pagou por taxa de inscrição. O Governo está sempre incentivando as escolas a participarem desse grande evento”, concluiu Harlen.