Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica inicia nesta quarta-feira no Espaço Cultural, em João Pessoa

publicado: 27/08/2024 14h14, última modificação: 27/08/2024 14h14
Fotos: Mateus de Medeiros
29.08.2023 - OBR Dia 1 - Mateus de Medeiros-11.jpg
30.08.2023 - OBR Dia 2 - Mateus de Medeiros-24.jpg
30.08.2023 - OBR Dia 2 - Mateus de Medeiros-33.jpg

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) terá início nesta quarta-feira (28), no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é gratuito e conta com 236 equipes inscritas, totalizando cerca de 1200 alunos das redes públicas e privadas de todo o Estado. O objetivo é estimular os jovens para carreiras científico-tecnológicas.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, integra a comissão de organização da etapa Nacional e realiza a etapa estadual da Olimpíada de forma presencial, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante três dias de competição, as atenções estarão voltadas para as modalidades de robótica de resgate, já conhecida pelos veteranos. A novidade deste ano será a modalidade de robótica artística, que permitirá às equipes utilizarem robôs de forma inovadora e interativa, criando performances que unem arte e tecnologia. Os espectadores podem esperar apresentações com robôs que dançam, participam de peças de teatro, interagem com o público e até realizam performances visuais e sonoras.

Na modalidade robótica de resgate, os robôs são programados para enfrentar cenários simulados de desastres, onde precisam atravessar terrenos desafiadores, superar obstáculos e, por fim, resgatar vítimas. O público acompanhará de perto cada decisão dos robôs, torcendo para que as equipes solucionem os desafios e realizem os resgates com precisão e eficiência. Todos os robôs da OBR devem ser autônomos, ou seja, tomam decisões sozinhos, sem controle remoto.

O representante estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, falou sobre as expectativas para a etapa estadual da OBR. “As equipes estão superempolgadas para a OBR deste ano. Para eles, a competição, além de ser uma ótima oportunidade de crescimento, permite ao aluno desenvolver habilidades e expertises valiosas para o seu futuro como trabalho em equipe e resolução de problemas reais”, comentou.

OBR 2024 - A etapa Nacional tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais universidades públicas e particulares do Brasil.

Informações:

Evento: Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Estadual PB