Notícias

Estudantes do projeto Limite do Visível conquistam 1º Lugar no Torneio Juvenil de Robótica e vaga na etapa mundial

publicado: 12/12/2024 16h39, última modificação: 12/12/2024 16h39
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-12-10 at 11.33.26.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-10 at 11.33.39.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-10 at 11.33.40.jpeg

Os estudantes do projeto Limite do Visível conquistaram o 1° lugar na modalidade Resgate de Alto Risco nível 4, durante etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica. A competição aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro, em São Paulo, reunindo equipes de todo o país. Com o resultado, os estudantes garantiram vaga para as etapas mundiais da competição, que acontecerão no próximo ano, no México e no Chile.

As equipes foram avaliadas com base em índices de eficiência de seus robôs, considerando a performance técnica e registros audiovisuais. A competição estimula habilidades práticas como criatividade, pensamento lógico, trabalho em equipe e resolução de problemas.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, a classificação dos estudantes do Limite do Visível na competição de robótica mostra o resultado de todos os investimentos que têm sido feitos pelo Governo da Paraíba, desde os alunos do Ensino Médio ao Ensino Superior. “Uma competição como essa só faz com que os estudantes melhorem a cognição, despertem cada vez mais a parte inventiva de criação e essa colocação é um coroamento de todo o trabalho que é feito nessa área aqui no Estado”, ressaltou. 

Modalidade - Na modalidade Resgate de Alto Risco nível 4, os robôs navegam por um ambiente simulado de desastre, com diferentes níveis de dificuldade, para resgatar objetos que representam vítimas até uma área segura. O objetivo é possibilitar a máxima eficiência do resgate, considerando o tempo e a precisão, enquanto simulam cenários reais de salvamento. 

O estudante Carlos Eduardo dos Santos é um dos integrantes da equipe vencedora, ‘Gigantes de Aço (GDA)’ e responsável pela montagem e a elétrica dos robôs. Segundo ele, o resultado foi conquistado com muito trabalho e esforço. “São experiências incríveis participar de competições de robótica, cada dia mais aprendo o que a tecnologia está nos oferecendo”, disse. 

João Vitor Silva, também integrante do grupo vencedor e estudante do Limite do Visível, explicou que o robô de resgate da equipe foi todo projetado para superar os desafios da competição, cujo objetivo era resgatar a vítima e colocá-la em um lugar seguro. “Criamos um robô autônomo capaz de seguir linhas, identificar obstáculos, superar rampas e redutores, atendendo todas as demandas do percurso. Cada detalhe do robô foi pensado para garantir melhor eficiência e precisão durante as provas”, disse. 

Com a classificação para a etapa mundial, a equipe paraibana promete levar ao cenário internacional a excelência do ensino e da inovação desenvolvidos na Paraíba. Segundo João Vítor, as expectativas são altas para o próximo nível da competição. “Apesar das dificuldades, noites em claro treinando, conseguimos alcançar nosso objetivo de ser campeão e se classificar para o ITR que vai acontecer em 2025 no Chile.

Sobre a competição - O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) é uma competição de robótica que se destina a difundir a Robótica e a Computação através da prática de aprendizagem baseada em projetos para a produção de protótipos de robôs, é organizado pela RoboLeague, que é uma plataforma que sedia os eventos internacionais do TJR. Aberto a participantes de todas as idades a partir dos 6 anos, o torneio inclui desafios diversos, como corridas de robôs, resgates e missões complexas.