Estudantes de Psicologia concluem estágio no Hospital de Trauma homenageando crianças internas

publicado: 17/12/2018 23h00, última modificação: 16/05/2019 16h01
ses-estudantes-de-psicologia-concluem-estagio-no-trauma-com-homenagem-a-criancas-internas.jpg

Estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que terminaram o estágio hospitalar no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena concluíram essa etapa dos estudos de uma forma diferente: se vestiram de Mamãe Noel e percorreram a ala infantil, distribuindo sorrisos e brinquedos, nesta terça-feira (18).

Para técnica de enfermagem Sylmara Muniz, a visitação nas enfermarias acontece o ano todo e esse trabalho tem feito a diferença na vida das crianças internadas na unidade hospitalar. “Os grupos trazem alegria, esperança e palavras de conforto e já comprovamos que essas atitudes melhoram o quadro clínico e emocional das crianças. Elas não se sentem tão sozinhas. É muito gratificante e peço que as pessoas continuem exercendo esse papel solidário, ajudando não só a criançada, mas também os profissionais”, frisou.

Mônica Bandeira, professora de Psicologia doUnipê, ressalta que a ideia partiu das próprias estudantes em realizar essa homenagem. “Cada semestre concluído nós realizamos algum trabalho significativo para o encerramento. Neste semestre, as meninas resolveram se vestir de mamãe Noel e levaram lembrancinhas aos profissionais e às crianças, além de uma mensagem positiva de esperança e amor. Nosso trabalho foi cuidar das crianças, que geralmente não sabem por que chegaram ali e dos pais que chegam tão desesperados com a sensação de perda e medo. Tem sido muito especial esse trabalho e só agradeço ao Hospital de Trauma pelas portas abertas aos estudantes”, explicou.

Com os olhos lacrimejando e sorriso de derreter uma alma, Ângelo dos Anjos, nove anos, agradeceu aos envolvidos na ação e fez um pedido inusitado e comovente, que já queria começar a trabalhar para ajudar a família. “Obrigado a todos por fazer meu dia especial. Amei o presente que ganhei e ouvir a história da lagarta virando borboleta, me inspirou, pois também desejei me transformar em borboleta e voar”, comentou.

Segundo a estudante de Psicologia, Claudiana Queiroz, o estágio proporcionou enriquecimento em todos os sentidos. “Aprendi no Hospital de Trauma a ter mais compaixão e empatia pelo sofrimento do outro. O acolhimento é a porta principal para interagir com as pessoas de qualquer idade. Essa parceria com a instituição foi muito relevante, saio daqui com um olhar mais humanizado e só tenho que agradecer a unidade de saúde por nos receber e vou fazer menção na academia. Encerro um ciclo da minha vida levando a mensagem de esperança, alegria e recomeço”, ressaltou.