Notícias

Estudantes de Gurjão conhecem instalações da Empaer

publicado: 21/07/2023 10h10, última modificação: 21/07/2023 10h13
1 | 3
2 | 3
3 | 3
pendencia04.jpg
pendencia02.jpg
pendencia01.jpg

Referência em pesquisas de melhoramento genético em caprinos e ovinos, a Estação Experimental Pendência, localizada no município de Soledade e pertencente à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tem atraído grupos de criadores e de estudantes de diversas áreas interessados em conhecer a execução dos trabalhos desenvolvidos.

De acordo com o gerente da estação, engenheiro agrônomo Leonardo Medeiros, os visitantes geralmente buscam conhecimentos quanto às pesquisas desenvolvidas e sobre o dia a dia dos trabalhos executados junto ao plantel composto de 648 animais, sendo 443 caprinos e 205 ovinos, cujas raças estão assim distribuídas: caprinas Anglo Nubiana, Saanem, Parda Alpina, British Alpine, Savana e Canidé e ovinas Santa Inês, Dâmara e Doper.

Segundo Leonardo, a busca pelo conhecimento dos trabalhos realizados na estação, além de chamar a atenção de alunos das redes municipais e estadual de ensino em municípios do Cariri, a exemplo de Soledade, Santo André e Gurjão, também atrai grupos de universitários e de estudantes de escolas técnicas. As últimas visitas recebidas foram do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG de Patos, Uninassau e FIP, de Campina Grande e UFCG-Campus de Sumé.

Nessa semana, um grupo de crianças da Creche Maria Graciete Ramos Castro, da cidade de Gurjão, foi conhecer as instalações da estação. Recebidas pela direção, elas conheceram todas as atividades Ao final, foi ofertada degustação de produtos derivados do leite de cabra.