Estudantes de duas escolas estaduais participam do projeto ‘A Escola Vai à FCJA’

publicado: 15/08/2024 19h40, última modificação: 15/08/2024 19h40
matéria-15-08-2024-escola-vai-fcja-Foto-5 Jorge Rezende.jpeg

Cerca de 80 estudantes de duas escolas da rede pública estadual de ensino da Paraíba realizaram nesta quinta-feira (15) as primeiras visitas programadas do projeto ‘A Escola Vai à FCJA’. Até o mês de novembro, as visitações programadas ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde. A exceção é o mês de agosto, com atividades apenas às quintas-feiras. No total, serão 30 escolas da rede estadual da 1ª Regional de Ensino.

A primeira visita à Fundação Casa de José Américo (FCJA) nesta quinta-feira ocorreu pela manhã, a partir das 8h30, com a presença de 43 alunos representantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, do Bairro Funcionários III, em João Pessoa. Na parte da tarde, às 13h30, a presença foi dos alunos (cerca de 40) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Áudio e Comunicação, do Bairro Treze de Maio, também na capital paraibana.

Os estudantes da Escola Antônio Mariz (que tem um total de 250 alunos) estavam acompanhados da diretora Leneide Maria Lira da Costa Leite, da bibliotecária Janilza Silva dos Santos e dos professores Antônio Carlos (Ciências) e Judith Sarinho Travassos (Artes). Já pela Escola de Áudio e Comunicação, os representantes foram Heleno Ronaldo (Geografia), Helen Lucy (Português) e Verônica Barroso (Português).

Os visitantes foram recepcionados pelas professoras Janete Lins Rodriguez, gerente executiva do Museu Casa de José Américo; e Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, gerente executiva de Documentação e Arquivo. Após assistirem a dois vídeos institucionais, os estudantes, tanto da turma pela manhã quanto à tarde, foram guiados por servidores da FCJA em visita ao museu, aos arquivos dos governadores e a setores que atuam na recepção, higienização, pesquisa e digitalização dos acervos abrigados na instituição.

O projeto ‘A Escola Vai à FCJA’, interrompido no período da pandemia do novo coronavírus, está sendo retomado em 2024. No dia 18 do mês passado, a FCJA realizou uma capacitação destinada a 90 professores da rede pública estadual de ensino da Paraíba, para a edição 2024 do projeto. A formação, coordenada pela Gerência Executiva do Museu Casa de José Américo e pela Gerência Executiva de Documentação e Arquivo, ocorreu no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da instituição.

A formação dos professores teve como objetivo ampliar saberes e conhecimentos para serem trabalhados junto aos estudantes das escolas estaduais, por meio de atividades educativas e culturais a partir dos acervos mantidos pela FCJA. A execução do ‘A Escola Vai à FCJA’ tem as parcerias das Secretarias de Estado da Educação (1ª Gerência Regional de Ensino) e da Cultura, visando transformar professores e estudantes em agentes multiplicadores acerca da obra e da vida do escritor e político paraibano José Américo de Almeida.