Notícias

Estudantes das redes públicas de ensino já podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores

publicado: 30/06/2023 15h58, última modificação: 30/06/2023 16h04

Os estudantes das redes públicas de ensino que quiserem participar do Programa Jovens Embaixadores, iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e organizada pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, já podem fazer suas inscrições a partir desta sexta-feira (30). Os interessados irão participar de uma seleção envolvendo diversas etapas como avaliação de escrita em inglês, análise curricular e entrevista. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.jovensembaixadores.org.br/. Os estudantes selecionados irão vivenciar um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024.

Para concorrer às oportunidades, os alunos devem estar dentro de alguns requisitos, como: ter entre 15 e 18 anos, estar cursando o Ensino Médio em escola pública, ter pouca ou nenhuma experiência no exterior, ter boa fluência oral e escrita em Inglês, pertencer à camada menos favorecida da sociedade, possuir engajamento em atividades de empreendedorismo e impacto social.

Intercâmbio - Todas as despesas relacionadas ao programa são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil e suas parcerias com o setor privado. Serão custeadas pelo programa as passagens aéreas internacionais e domésticas, transporte local, seguro-viagem, alimentação, hospedagem e o visto de entrada nos EUA. As únicas despesas que ficam a cargo das pessoas selecionadas são a taxa para a emissão do passaporte brasileiro e despesas extras não relacionadas diretamente ao programa.

Jovens Embaixadores - O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil de destaque na rede pública de ensino com perfil de liderança e espírito empreendedor. O programa inclui oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitas a escolas, projetos de empreendedorismo social e reuniões com representantes do governo norte-americano, bem como outras atividades relacionadas ao tema do programa, além de apresentações sobre o Brasil.