Notícias

Estudantes da rede estadual se classificam para etapa nacional da Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

publicado: 23/10/2024 12h54, última modificação: 23/10/2024 12h54
1 | 2
2 | 2
PHOTO-2024-10-23-11-13-14 (1).jpg
PHOTO-2024-10-23-11-13-14.jpg

Estudantes da Escola Cidadã Integral (ECI) Nossa Senhora das Graças, em Ouro Velho, se classificaram para o campeonato nacional de lançamento de foguetes da 59ª Jornada de Foguetes, que ocorre até esta quinta-feira (24), na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), reúne os medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).


Os estudantes da segunda série do ensino médio Fernando Faria, Flávio  Freitas e Gabriel Souza, sob a coordenação do professor de Química e Física da ECI, Vinícius Nunes, formam a equipe ‘Spacecariri’, que foi desenvolvida por meio do programa Ouse Criar, da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Durante a Mobfog, etapa estadual, a equipe ganhou quatro medalhas de ouro, prata e bronze, em um lançamento que atingiu 293 metros, sendo classificada para etapa nacional.


Na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, os estudantes competem no nível 4, com lançamento de foguete de bicarbonato e vinagre. A equipe que representa a Paraíba compete com escolas e universidades de 13 estados brasileiros, totalizando 90 equipes, sendo eles: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e o Pará.


O professor da equipe Spacecariri, Vinícius Nunes, afirmou que a representação do estado é um sonho realizado junto aos estudantes. “Esta é a segunda vez que estamos representando a Paraíba e eu desejo que eles nunca deixem de sonhar, pois tudo com objetivo e propósito pode se tornar realidade. Essa olimpíada é extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos em diversos conteúdos e participar, com diversas escolas do País todo, nos faz melhorar cada vez mais e buscar uma construção de alto nível para nossos foguetes”, comentou o professor.