Estudantes da Rede Estadual apresentam projetos na feira internacional Ciência Jovem

publicado: 08/11/2018 23h00, última modificação: 14/05/2019 18h13
Estudantes-da-Rede-Estadual-apresentam-projetos-na-feira-internacional-Ciencia-Jovem-1.jpeg
Estudantes-da-Rede-Estadual-apresentam-projetos-na-feira-internacional-Ciencia-Jovem-3.jpg
Estudantes-da-Rede-Estadual-apresentam-projetos-na-feira-internacional-Ciencia-Jovem-2.jpg

Quatro estudantes da Rede Estadual de Ensino apresentaram projetos na 24ª edição da Feira Ciência Jovem. O evento é uma feira internacional de projetos científicos criados entre os muros da escola, como também permite uma troca e compartilhamento de ideias entre estudantes e professores de vários lugares do Brasil e do mundo. Os alunos participaram na categoria de Desenvolvimento Tecnológico, cujas apresentações estão acontecendo no Shopping Rio Mar, em Pernambuco, de quarta-feira (7) até essa sexta-feira (9).

José Rafael da Silva e Franciele Maria da Silva são alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Gomes, em Santa Cecília. Desenvolveram junto com o professor Adriel Silva dos Santos o projeto ‘Educação Digital: Dinamizando a aprendizagem a partir de aplicativos móveis’, que tem o objetivo de mostrar a eficácia dos aplicativos digitais no estímulo à educação.

Os estudantes Alisson Santos e Artur Cândido, da Escola Cidadã Integral Professor Lordão, no município de Picuí, participaram pela segunda vez da Feira Ciência Jovem. O projeto apresentado foi ‘O uso da robótica educacional no estudo de próteses para amputados’, que consiste em um protótipo de prótese de uma mão elaborada na impressora 3D, que realizará movimentos autônomos através da programação em arduino, uma linguagem de programação, facilitando a realização de atividades rotineiras. O projeto foi coordenado pela professora de Robótica e Física Érika Suely.

Experiências -Para o aluno Rafael da Silva, a feira é uma oportunidade de passar conhecimento e conhecer grandes projetos. “Sinto-me feliz em poder participar dessa grandiosa feira, onde estou tendo a oportunidade de passar meu conhecimento em relação ao projeto que estamos apresentando e também é gratificante poder ver tantos projetos interessantes. Agradeço a todos que proporcionaram essa oportunidade de estar aqui”, falou.

A estudante Franciele da Silva conta que está vivendo uma experiência incrível. “Simplesmente amei estar aqui,muito interessante essa mega feira de ciências! Primeira vez que participo, estou fascinada e feliz em poder interagir com pessoas de todo Brasil e até de fora do país”, ressaltou.

Para o professor Adriel Silva, ver a escola estadual se destacando no evento é recompensador. “É uma imensa alegria poder representar a Escola Estadual Antônio Francisco Gomes em um evento tão grandioso como a Ciência Jovem. Além da exposição do nosso, temos também a oportunidade de conhecermos projetos de todos estados do país, inclusive do México, Colômbia e Paraguai. Os alunos estão maravilhados com a experiência. Agradeço o apoio de toda equipe gestora, na pessoa do Abraão Guedes. Estamos representando não somente nossa escola, mas também nossa querida cidade Santa Cecília e nossa amada Paraíba”, disse.

Feira Ciência Jovem – A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 24ª edição, foram 300 trabalhos, com equipes de todos os estados do país e também do México, Chile e Paraguai. A Feira é articulada com diversas feiras nacionais e internacionais como Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace-SP), Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-RS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Jovem) e Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil (Milset). O objetivo é estimular a elaboração de trabalhos científicos durante o ano letivo, incentivando assim o desejo pela realização da pesquisa científica e aumentando o ingresso de alunos em universidades públicas.