Notícias
Estudantes da ECI de Santa Cecília expõem projeto de IA na Educação na 30ª Feira Ciência Jovem, em Recife
Estudantes da ECI Antônio Francisco Gomes, da cidade de Santa Cecília, no Agreste paraibano, participam da 30ª edição da Feira Ciência Jovem, que acontece de 2 a 4 de dezembro, no Museu Cais do Sertão, em Recife. O projeto intitulado "Inteligência Artificial na Educação: Inovação e Impacto Transformador" foi desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio César Gomes da Silva, da 1ª série, e Gabriel Rodrigues da Silva, da 3ª série, com orientação do professor de Língua Portuguesa, Adriel Santos.
A iniciativa foi selecionada na categoria de Desenvolvimento Tecnológico e tem o objetivo de mostrar a utilização da IA para personalizar o ensino, otimizar recursos educacionais e promover a criatividade em sala de aula, além de abordar questões éticas como privacidade e equidade. Durante o desenvolvimento do projeto foram utilizadas ferramentas como o ChatGPT, Gama e o Gemini do Google para estruturar ideias e criar materiais de forma prática e inovadora.
De acordo com o professor Adriel Santos, as tecnologias permitiram ir além do básico e a inteligência artificial não é apenas uma tendência, mas uma realidade que pode ser usada para o bem da educação. “Ver nossos estudantes participando de um evento tão grandioso e internacional é emocionante. Eles se dedicaram muito para entender e aplicar a inteligência artificial de forma prática e reflexiva, criando uma iniciativa que não só resolve problemas educacionais, mas também provoca reflexões importantes. Estar aqui é a realização de um sonho coletivo, um exemplo de como a educação transforma vidas e expande fronteiras”, destacou.
Para o estudante César Gomes da Silva, estar na Feira Ciência Jovem é uma oportunidade para apresentar as ideias desenvolvidas. “Ver nosso projeto ser reconhecido e apresentado ao lado de tantas ideias incríveis me dá uma alegria imensa. Sinto que todo esforço valeu a pena. Cada conversa, cada troca de experiências nos faz crescer como estudantes e como pessoas. Estou muito emocionado e grato por representar nossa escola”, comentou o estudante.
O aluno da 3ª série, Gabriel Rodrigues destacou a importância de apresentar o projeto para pessoas de diferentes lugares, culturas e conhecimentos. “Esse evento não é apenas uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, mas de aprender, crescer e sonhar ainda mais alto. É um momento que levarei comigo para sempre, pois me mostra que com dedicação podemos ir além de qualquer barreira”, afirmou.
A expectativa dos estudantes e do professor é a divulgação dos melhores projetos selecionados de cada categoria, durante o encerramento do evento, os quais receberão certificados e credenciais para outras feiras na América Latina.
O Ciência Jovem é promovido pelo Museu Espaço Ciência, equipamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) e reúne estudantes e educadores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além de professores universitários.