Notícias

Estudante atleta do Colégio da Polícia Militar vai representar a Paraíba em competição mundial de atletismo em Bahrein, na Ásia

publicado: 07/08/2024 14h26, última modificação: 07/08/2024 14h26
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-08-07 at 13.54.56.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-07 at 13.54.14.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-07 at 13.54.17.jpeg

A aluna do Colégio da Polícia Militar da Paraíba Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), Wanda Socorro, foi classificada para participar dos Jogos Mundiais Escolares promovido pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF). A atleta é a única estudante da Rede Pública Estadual que vai competir na modalidade Atletismo na categoria Salto (Gymnasiade Sub 18) em Bahrein, na Ásia, no próximo mês de outubro. Nesta quarta-feira (7), a atleta, junto aos 35 estudantes da 3ª série A, que venceram os Jogos Interclasse do CPM, receberam medalhas e certificados pelas competições.

No atletismo, Wanda passou pela seletiva estadual e foi classificada para etapa nacional que ocorreu em maio deste ano, em Fortaleza (CE). Com a marca de 5.77m no Salto, a estudante concorreu com mais 50 competidores de todo país e conseguiu a vaga para representar a Paraíba na competição internacional.

“Fico muito feliz por ela seguir esse caminho do esporte, ela é recordista paraibana, ela quebrou a marca desde 1982, tanto no salto triplo, quanto no salto em distância. Ela treina na UFPB e eu a levo para os treinos nas segundas, quartas e sextas-feiras e também faz academia. E estou aqui para dar força desde o início, educação e esporte é o básico, é essencial para a pessoa desenvolver tudo”, comentou o pai da estudante, o tenente Pessoa.

Para garantir a integração do esporte e a carga horária de aulas da Base Comum Curricular, a escola passou por um processo de modificações. Foram aumentandos os dias de aula e foi diminuído o horário diário. Todos os dias, após as 15h30, os estudantes ficam liberados para praticar os esportes que mais se identificam.

“Nós entendemos que o esporte ajuda no processo de ensino e aprendizagem, pois praticando uma atividade eles liberam o estresse e a adrenalina e conseguem melhor concentração. Estamos nos destacando em várias modalidades e estamos muito felizes e mérito dos nossos alunos, as conquistas como a Wanda, que segue para uma competição internacional. Isso também é o apoio do Governo da Paraíba com material esportivo e isso tem dado um suporte para a escola CPM. Também trabalhamos muito com a família que precisa estar perto e acompanhar os estudantes nos treinos”, disse o gestor do CPM, coronel Josias.

Os Jogos Mundiais Escolares (Gymnasiade Sub 18), dos quais a estudante Wanda Socorro vai participar, estão programados para ocorrer no Bahrein entre 23 e 31 de outubro. Os atletas vão competir em 25 modalidades diferentes, incluindo esportes tradicionais como Tiro com Arco, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Vôlei de Praia, Boxe, Xadrez, Dance Sport, Esgrima, Ginástica Aeróbica, Artística e Rítmica, Judo, Karatê, Orientação, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo e Wrestling. As modalidades paradesportivas do evento serão o atletismo, judô e natação.

Jogos Internos - Durante o mês de julho, o COM promoveu os jogos internos, que envolveram estudantes de toda a escola. As competições aconteceram nas modalidades de handebol, futsal, vôlei de quadra, basquete, atletismo, futebol de campo e tênis de mesa. Também foi criada uma sala especial com games e jogos de tabuleiro para a competição dos estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“O Colégio Militar é a escola que mais tem participações em jogos escolares nas duas categorias A de 12 a 14, e a B de 15 a 17 anos de idade. A modalidade que mais se destaca é o atletismo, mas estamos evoluindo no vôlei e handebol. Nossos estudantes são cotados para entrar em universidades devido ao histórico de atletismo”, comentou, sargento Wolney.

A turma da 3ª série A do Ensino Médio foi a turma campeã dos jogos, que teve a melhor pontuação em todas as modalidades.