Notícias

Estratégia de vacinação da Paraíba é destaque em evento internacional sobre imunobiológicos

publicado: 02/05/2023 16h58, última modificação: 02/05/2023 16h58
WhatsApp Image 2023-05-02 at 16.44.44.jpeg

A experiência positiva da Paraíba no tocante às altas coberturas vacinais continua em destaque nos eventos de vacinação. Desta vez, as estratégias foram apresentados no 7th Internacional Symposium on Inmunobiologicals (7º Simpósio Internacional de Imunobiológicos), que está sendo realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, integrou a mesa de abertura do evento, narrando a experiência e outras duas representantes do estado expuseram trabalhos desenvolvidos a partir do projeto Vacina Mais Paraíba, que possibilitou a melhoria das coberturas vacinais, incluindo a primeira colocação do estado na meta de vacinação contra poliomielite em 2022.

Na mesa de abertura, Renata Nóbrega salientou a importância do projeto e toda sua estrutura de concepção e implantação. “O Vacina Mais Paraíba foi elaborado para dar um suporte contínuo aos municípios em relação à vacinação, facilitando a identificação de fragilidades e a intervenção imediata para alinhamento de processos. Tudo isso focando no objetivo de levar vacina para a população e aumentar a cobertura dos imunizantes oferecidos pelo SUS”, explicou.

Ela ressaltou que, mais do que o reconhecimento, participar de eventos sobre o tema é uma fonte de multiplicação de resultado. “O convite para participar da mesa de abertura enobrece nosso trabalho e, para além disto, possibilita que a gente possa repassar a receita que trouxe tantos resultados positivos, para que outros estados possam ter respostas mais eficientes na vacinação”, finalizou.

Além da participação da secretária executiva de Saúde da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde também esteve representada pela gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, que apresentou o trabalho sobre “Estratégias adotadas na Paraíba para ser o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal na campanha nacional contra poliomielite em 2022”, e pela coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, que expôs as “Estratégias de educação permanente nas ações de imunização no estado da Paraíba para os agentes comunitários de saúde”.

O Vacina Mais Paraíba teve início em março de 2022, quando foram feitos processos seletivos para captação de enfermeiros com experiência em salas de vacinação. Desde então, estes profissionais acompanham o processo nos 223 municípios, garantindo estratégias de vacinação e alcance do público. O projeto continua em implantação e atualmente está focado na campanha de vacinação contra influenza, que se estende até o dia 31 de maio para os públicos prioritários.