Estagiário do Primeira Chance cria formulário virtual para Empaer fazer atendimento remoto de agricultores

publicado: 23/07/2021 16h12, última modificação: 26/07/2021 17h05

O Programa Primeira Chance, instituído pelo Governo do Estado para oferecer oportunidade de estágio a estudantes da rede estadual de ensino, tem permitido que estagiários possam desenvolver suas habilidades e ganhar mais conhecimentos com a troca de experiências.

Um exemplo vem da Gerência Regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em Itabaiana, onde o estudante do Curso Técnico de Informática Lucas Demétrio Dantas, da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Doutor Antônio Batista Santiago, auxiliado pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação, desenvolveu um formulário virtual que permite o atendimento remoto aos agricultores.

O formulário virtual consiste em disponibilizar para os produtores rurais um canal on-line por meio do qual eles enviam ao extensionista rural formulário online pedindo orientação sobre procedimentos para o andamento de suas atividades no campo.

“Esse formulário virtual agilizou bastante o atendimento ao agricultor sem que o técnico tenha que se deslocar até a comunidade, principalmente neste período de pandemia causada pela covid-19. Os resultados têm sido satisfatórios”, explicou o gerente regional da Empaer Paulo Emilio de Souza.

Segundo o gestor do estágio, professor Silvano Valdevino da Silva Júnior, esse formulário virtual é muito importante porque facilita o acesso dos produtores ao atendimento imediato e rápido, mesmo em tempo de pandemia, utilizando as técnicas que foram desenvolvidas no curso técnico de informática. A diretora da escola é a professora Elizete Gonçalves Guerra Alves.

O estudante Demétrio Dantas explicou que a dinâmica do Formulário de Atendimento ao Cliente surgiu a partir da necessidade de evitar a presença do agricultor, na maioria idosos, no escritório da Empaer nesse período de pandemia, mas que poderá ser usado em outras ocasiões.

O Programa Estadual Primeira Chance foi instituído pelo Governo do estado, visando o incentivo à concessão de estágios, atividades de iniciação à prática profissional em instituições de ensino e a primeira experiência profissional nos setores produtivos através da contratação de estagiários, colaborando com as políticas públicas e de desenvolvimento da educação profissional.