ESP-PB promove Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS

publicado: 25/03/2022 17h18, última modificação: 25/03/2022 17h18

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Apoio Institucional, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, promove o Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do curso, em nível de aperfeiçoamento, na modalidade presencial, é qualificar o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba. As inscrições podem ser feitas até 5 de abril no link: https://forms.gle/JKJfTUfDjrN13qmZA .

O público-alvo é, prioritariamente, formado pelos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba. Havendo vagas, abre-se inscrição para Coordenadores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde e, posteriormente, membros da CIR e CIES. Serão destinadas de 20 a 25 vagas de estudantes por Região de Saúde.

"O SUS está em permanente transformação, complexificando sua gestão e exigindo cada vez mais de seus trabalhadores. Essas transformações demandam das instâncias de Educação na Saúde constante oferta de capacitações, qualificações e aperfeiçoamentos. Em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a Coordenação do Apoio Institucional da ESP-PB, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, está ofertando um curso para qualificação dos trabalhadores do SUS, de modo a contribuir para a qualidade das ações de forma resolutiva, engajada e ética, respeitando os princípios do SUS", informou Islany Alencar, coordenadora do Apoio Institucional da ESP-PB.

Cada módulo do curso refere-se a uma oficina com oito horas de aula (presencial ou remota), quatro horas de dispersão (prática no território) e quatro horas de atividade teórica. Será disponibilizado o certificado de aperfeiçoamento de 48 horas/aula em três encontros presenciais mais as ações de intervenção.

"Queremos contribuir com a formação dos gestores municipais de saúde de forma que eles sejam capazes de disparar e monitorar processos de trabalho em saúde. Vamos promover atividades e discussões para que esses trabalhadores possam compreender e operacionalizar os processos de regionalização da Saúde", relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto aos apoiadores institucionais de cada região ou pelo e-mail: qualigestorespb@gmail.com  ou, ainda, por meio da ESP-PB, no telefone: 3211-9831.