ESP-PB participa de evento sobre casos de sucesso e solidariedade entre programas de pós-graduação

publicado: 14/07/2021 10h00, última modificação: 14/07/2021 10h00

As questões e desafios em saúde coletiva estão em foco nesta quarta (14) e quinta-feira (15) em encontro no qual a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é instituição parceira na sua realização. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira e o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, participou da mesa de abertura falando sobre as perspectivas da escola em relação à pesquisa e pós-graduação.

Para Felipe Proenço, este 2º Encontro Questões e Desafios em Saúde Coletiva reforça a importância da cooperação entre os programas de pós-graduação. “A atuação solidária entre quem está envolvido nos projetos de pesquisa é fundamental, tanto para fortalecer a pesquisa, em si, como a produção de novos conhecimentos e novas tecnologias”, comentou.

O evento está sendo realizado de forma remota, com discussões e apresentações de experiências pela manhã e à tarde pelo canal Rede UEPB no YouTube, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a parceria também dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento mostra, pela primeira vez, os casos de sucesso ou experiências exitosas de sete programas de pós-graduação do Nordeste. Essas experiências são resultados de projetos de pesquisa que têm impactos não apenas em relação à produção científica qualificada, mas também como impactos socioeconômicos ou de melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro também será debatido o conceito de solidariedade entre os programas de pós-graduação e serão apresentadas algumas experiências de solidariedade entre programas mais conceitos e os emergentes. Por fim, será tratada a questão do financiamento de bolsas de estudo, projetos de pesquisa e financiamento de publicações.

“É de extrema importância haver colaboração entre as instituições participantes para fortalecer as pesquisas em saúde coletiva e superar os desafios em um cenário desafiador como o atual. Além disso, foram abertas inscrições para submissão de trabalhos e muitos acadêmicos vão apresentar suas experiências”, pontuou a diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes.

A programação completa pode ser conferida no link https://www.uepb.edu.br/download/documentos/documentos_2021/PROGRAMACAO-2o-Encontro-Questoes-e-Desafios-em-Saude-Coletiva.pdf.

registrado em: , ,