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ESP-PB conclui ciclo do curso de Qualificação de Preceptores com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem

publicado: 09/07/2021 16h36, última modificação: 09/07/2021 16h36
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A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) concluiu, nesta semana, o ciclo de formação do curso de Qualificação de Preceptores com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Foram quatro edições, 12 turmas, mais de 150 preceptores de residências médicas, uni e multiprofissionais qualificados.

Para a diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes, a conclusão deste ciclo é considerada mais um marco para a educação na saúde da Paraíba. Uma estratégia de formação muito importante e significativa. "Tivemos feedbacks muito positivos dos preceptores em relação ao curso. Os servidores da escola foram os facilitadores (docentes) desse processo enquanto também estavam sendo formados como docentes que se utilizam das metodologias ativas de aprendizagem", comentou.

Esta iniciativa educacional tinha entre os objetivos apoiar um conjunto de docentes da ESP-PB para atuarem como facilitadores de aprendizagem na qualificação de preceptores que atuam nos programas de residência. Ao todo, foram ofertadas 160 vagas. 

"Iniciamos em janeiro a jornada de quatro edições deste curso de qualificação em preceptoria. Cada edição teve três turmas e um total de 158 participantes. Esta jornada foi concluída e seguimos com o planejamento e validação de novos projetos formativos para este público. A formação foi um trabalho realizado a muitas mãos, com implicação e muito afeto envolvido", relatou a supervisora da formação em saúde da ESP-PB e coordenadora do projeto, Diita Fontoura.

Quem participou, comemora a experiência. "O curso foi incrível. Cumpriu com louvor seus objetivos: dinâmico, inovador, leve, provocador e contagiante! A metodologia ativa de ensino, diferente do modelo tradicional, proporcionou uma maior interação do grupo, troca de vivências e aprendizados. O acolhimento, atenção e profissionalismo das facilitadoras, foram determinantes para o êxito da nossa turma e para o meu desempenho", pontuou um dos preceptores, cujas avaliações são feitas sem identificação.