Escolas socioeducativas e professores recebem Prêmios “Escola de Valor” e “Mestre em Educação”

publicado: 17/12/2021 15h37, última modificação: 17/12/2021 15h37

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac) conquistou, por meio da Escola Socioeducativa Almirante Saldanha e da Escola Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento, em Sousa, os prêmios “Escola de Valor” e “Mestre em Educação”. A conquista se deu com os projetos "Direitos Humanos para todos/as: estudantes da socioeducação protagonizando suas histórias" (ECIS Almirante Saldanha) e “O Trabalho dignifica o Homem?” (Júlio Sarmento). Os prêmios garantem o 14° salário de todos os profissionais da escola e o 15° salário aos professores contemplados.

Segundo a diretora da Escola Almirante Saldanha, em João Pessoa, Tatiana Pinangé, o projeto "Direitos Humanos para todos/as: estudantes da socioeducação protagonizando suas histórias" foi fruto do convênio entre a Secretaria Estadual de Educação Ciência e Tecnologia-SEECT, o Instituto Auschwitz e a Fundac, que culminou em uma disciplina que foi inserida no horário da escola e gerou várias produções artísticas dos estudantes, desencadeando num festival de artes. O professor de Artes, Luciano Medeiros, que participou da live de abertura desse festival foi contemplado com o prêmio Mestre da Educação, o que lhe garantiu o 15° salário.

“Para nós, é um reconhecimento muito importante do trabalho que desenvolvemos ao longo desse ano, mesmo nesse formato híbrido, que é tão desafiador para desenvolver nossas práticas pedagógicas com a mesma excelência de sempre”, disse Tatiana lembrando que essa é a primeira vez que a escola ganha esse prêmio.

Para o professor Luciano Medeiros, foi uma alegria imensa ter o projeto "Telas que curam: uma expressão de vida", agraciado pelo prêmio Mestres da Educação. “Foi um reconhecimento de um trabalho lindo desenvolvido esse ano na Unidade do Centro Socioeducativo Edson Mota-CSE e podemos curar nossa mente e corpo através da educação que passavam em telas com o ensino remoto”, declarou destacando que “a palavra é gratidão em especial aos alunos que abraçaram a ideia e pudemos assim aprender juntos com esse projeto”.

O coordenador de Educação, Rafael Honorato, disse que o resultado dos prêmios Escola de Valor e Mestre da Educação foi uma grata surpresa para todos. “Desde 2018, quando fui coordenador pedagógico do CSE, que tentávamos o prêmio e só agora a escola alcançou esse reconhecimento tão merecido”, comentou.

Para Rafael, no caso dos professores, “anualmente temos conseguido estar entre os premiados, sempre com projetos de muita potência e importância. Só posso parabenizar a todos e dizer que é mais do que merecido se considerarmos todo trabalho e empenho que vem sendo realizado dentro das unidades”, destacou.

Em Sousa – O professor de Geografia, Antônio Soares Vieira, foi o contemplado na Escola Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento com o Prêmio “Mestre da Educação” e o projeto “O Trabalho dignifica o Homem?”, resultado de uma eletiva realizada no primeiro semestre com os alunos. A coordenadora pedagógica do CEA/Sousa, Socorro Moura, disse que “ter um dos professores com seu projeto premiado é muito gratificante para nós enquanto escola socioeducativa”. Segundo ela, “é a prova que em meio a todas as adversidades estamos promovendo uma educação de qualidade para nossos alunos”, pontuou.