Escolas estaduais recebem Projeto AnvisaEduca para promover saúde e segurança sanitária

publicado: 22/08/2024 15h13, última modificação: 22/08/2024 15h13
WhatsApp Image 2024-08-22 at 14.02.58.jpeg

Uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Centro de Formação de Educadores na capital, o Projeto AnvisaEduca. O projeto, que visa capacitar educadores e outros profissionais para ações educativas em vigilância sanitária nas escolas públicas, marcará um importante avanço na promoção da saúde pública por meio de ações educacionais no estado.

A iniciativa é coordenada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), e contará com a participação ativa de educadores e estudantes.

O evento foi aberto com a apresentação da banda marcial da Escola Cidadã Integral Técnica Papa Paulo VI. Logo após, as autoridades presentes foram convidadas para compor a frente de honra. Entre os presentes, estavam o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; o diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira de Menezes; do coordenador estratégico de ações em vigilância sanitária, professor Claudio Nichizaua; o assessor-chefe do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Jonas de Salles Cunha, entre outros. As falas das autoridades reforçaram a importância do projeto para a segurança sanitária no estado, especialmente no âmbito escolar.

O secretário Wilson Filho reafirmou o compromisso da Secretaria em promover ações que tragam benefícios reais para os estudantes e docentes da rede pública estadual. Ele enfatizou que o AnvisaEduca será um marco na educação para a saúde e segurança sanitária, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do cotidiano. “Com o lançamento oficial do AnvisaEduca, o Governo da Paraíba dá mais um passo importante na promoção de uma educação integrada com a saúde, reforçando o compromisso de melhorar os padrões de consumo e segurança da população. O projeto deverá ser acompanhado de perto pelas equipes envolvidas, com a expectativa de que os resultados sejam percebidos tanto na escola quanto na comunidade em geral”, explicou.

O AnvisaEduca foi instituído pela Portaria nº 967, de outubro de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de desenvolver ações educativas relacionadas à vigilância sanitária. O foco principal do projeto está na capacitação de professores para levar informações sobre o consumo seguro de alimentos, medicamentos e cosméticos, entre outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, para o ambiente escolar. A Paraíba aderiu oficialmente ao projeto por meio da SEE-PB, que se responsabilizará pela implementação das ações nas escolas públicas estaduais.

A ação abrangerá 151 escolas das 1ª e 16ª Gerências Regionais de Educação, localizadas em cidades como João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. Ao todo, 102.615 estudantes e docentes serão beneficiados diretamente pelo projeto, que tem como meta não apenas promover o conhecimento sobre vigilância sanitária, mas também desenvolver o senso crítico e a responsabilidade social entre os jovens. Para a execução do projeto, serão realizadas diversas atividades educativas, incluindo rodas de conversa, palestras, cartilhas e jogos didáticos, todas voltadas para o público escolar. As equipes da Agevisa-PB, juntamente com a Anvisa, estarão presentes nas escolas para apoiar os professores na aplicação dos conteúdos e garantir que as metas do projeto sejam cumpridas de forma eficaz.

“O AnvisaEduca é mais do que um projeto de ações educativas. Ele representa um compromisso de garantir que nossas escolas públicas estejam equipadas com o conhecimento necessário para promover a segurança sanitária em suas comunidades. Estamos confiantes de que, com o apoio dos educadores e da rede de Vigilância Sanitária, alcançaremos resultados expressivos na conscientização e na proteção da saúde dos nossos estudantes e suas famílias. Agradeço a parceria da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e da Anvisa. Estou certo de que juntos faremos deste projeto um sucesso”, disse Geraldo Moreira de Menezes.

O coordenador estratégico de Ações em Vigilância Sanitária da Anvisa, Claudio Nichizawa, destacou que o AnvisaEduca é uma iniciativa que visa consolidar a cultura de saúde preventiva no ambiente escolar. Ele ressaltou que a integração entre os setores de educação e saúde é fundamental para garantir que os jovens estejam bem-informados sobre temas essenciais para o bem-estar de toda a comunidade.