Notícias

Escola Cria realiza programação especial na Semana do Estudante

publicado: 15/08/2019 17h40, última modificação: 15/08/2019 17h41
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
seect escola capistrano de abreu programacao especial dia do estudante foto delmer rodrigues (4).jpg
seect escola capistrano de abreu programacao especial dia do estudante foto delmer rodrigues 2.jpg
seect escola capistrano de abreu programacao especial dia do estudante foto delmer rodrigues (1).jpg
seect escola capistrano de abreu programacao especial dia do estudante foto delmer rodrigues (2).jpg
seect escola capistrano de abreu programacao especial dia do estudante foto delmer rodrigues (3).jpg

“Sou do CRIA, por isso estou aqui, também sou referência e inovação”. Foi com essa adaptação da música ‘Balão Mágico’ que as crianças do Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem (Cria) Capistrano de Abreu, no bairro Costa e Silva, em João Pessoa, iniciaram a Semana do Estudante. A programação contou com gincanas, brincadeiras, cinema, e nesta quarta (14) e quinta-feira (15) com passeios na praia e no Parque da Lagoa. A escola integra a Rede Estadual e é projeto piloto do Programa de Educação Integral para o Ensino Fundamental.

A programação da Semana do Estudante agradou em cheio as crianças. Cauã Victor e Ítalo Xavier estão no 5º ano e são amigos. Durante o passeio na Lagoa, na manhã desta quinta-feira, eles falaram juntos sobre o que aprenderam durante a semana diferente na escola. “Foi muito legal, a gente fez várias gincanas, brincadeiras, fomos à praia ontem e tomamos banho de mar”, conta Cauã. “Também aprendemos a trabalhar em equipe, aprendemos a perder e a ganhar”, complementa Ítalo.

A diretora Regina Liosa explica que o planejamento para a Semana do Estudante está alinhado aos conceitos do programa Cria. “O Cria é um projeto que veio para inovar. Ele traz outras habilidades e competências, com um currículo diferenciado, promovendo vivências para além da sala de aula, tem também como função construir no aluno uma autonomia com responsabilidade. É criar cidadãos. É importante trazer o conteúdo e fazer o estudante entender porque ele precisa daquele conteúdo”, relata a diretora.

As professoras Élida Regina e Adília Fernandes, do 3º e 4º ano, além de ensinar os conteúdos, também têm uma importante função na escola: compor as músicas educativas cantadas na escola. Ao som de um ‘rap do aluno’, Adília explica que a importância de momentos como esse é “conciliar os conteúdos em sala de aula com essas aulas de campo, uma didática vai complementando a outra. No retorno à escola há rodas de conversa, onde eles contam tudo o que conheceram. Às vezes a gente escuta: ‘professora, a senhora falou isso aqui na sala e a gente viu lá na praia’. Isso é muito satisfatório, além de influenciar positivamente o ensino aprendizagem”, relata.

A professora Élida acrescenta que “essas vivências são fundamentais. A gente faz parte de uma comunidade carente que vivencia pouco esses espaços, e são momentos únicos que marcam a vida dos estudantes”.

Além de aprender brincando e de experimentar momentos para além dos muros da escola, a diretora Regina explica que o contato com espaços como a praia e a Lagoa estimulam o senso de preservação e cuidado com a natureza. “Ontem fomos à praia e não deixamos nada no chão, limpamos tudo. Outra coisa é que no piquenique na Lagoa a gente está incentivando que eles comam frutas. Muitas vezes na escola, pela praticidade, os alunos levam biscoito na hora do lanche, mas aqui a gente está estimulando a alimentação saudável”, informa Regina.

A programação - A Semana do Estudante teve início na última segunda-feira (12) em todas as escolas da Rede Estadual. As escolas estão realizando uma programação especial até esta sexta-feira (16).  O objetivo é promover a integração dos estudantes, professores, pais e comunidade.

Cria - A Escola Estadual Capistrano de Abreu e Capitulina Sátyro, no bairro do João Agripino, ambas em João Pessoa, integram o projeto piloto do Programa de Educação Integral para o Ensino Fundamental. Neste ano, as escolas passaram a ser chamadas de Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem (Cria).

O Cria é direcionado para anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5 º ano. Propõe sair da rotina de sala de aula e promover ensinamentos baseados na realidade da criança com ensino em tempo integral. São ações que incentivam o aprendizado, a criatividade, e a interação dos alunos com trabalho em equipe. Com essa metodologia, o ambiente escolar se torna mais atraente, proporcionando melhor entendimento do assunto e alfabetizando os alunos na idade certa. Os alunos também têm aulas de Educação Física e Inglês, duas vezes por semana, que não estão entre as disciplinas do 1º ao 5º ano, nas escolas regulares de ensino fundamental.