Notícias

Escola Cidadã Integral Socioeducativa realiza atividades sobre meio ambiente

publicado: 05/06/2019 18h06, última modificação: 05/06/2019 18h14
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
fundac escola CI socioeducativa realiza atividades do dia mundial do meio ambiente (4).jpg
fundac escola CI socioeducativa realiza atividades do dia mundial do meio ambiente (5).jpg
fundac escola CI socioeducativa realiza atividades do dia mundial do meio ambiente 1.jpg
fundac escola CI socioeducativa realiza atividades do dia mundial do meio ambiente 34.jpg

Ensinar aos jovens e adolescentes em cumprimento de medidas a importância de plantar e cuidar do meio ambiente. Este é o principal objetivo das ações que vêm sendo desenvolvidas nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), pela Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, durante a Semana do Meio Ambiente. 

Segundo Tatiana Pinangé, diretora da Escola Almirante Saldanha, a Semana do Meio Ambiente é uma forma de comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, data esta que já faz parte do calendário escolar. “A Semana do Meio Ambiente acontecerá em todas as unidades socioeducativas atendidas pela Escola. Durante todo o mês de junho, estaremos trabalhando a importância da preservação ambiental, do plantio de árvores, e do cultivo de novas mudas”, explicou. 

Na manhã desta quarta-feira (5), a programação da Semana do Meio Ambiente, no Centro Educacional do Jovem - CEJ, contou com a participação de todos os professores da Unidade que, junto aos socioeducandos (protagonistas), realizaram diversas ações baseadas no assunto. Dentro do programado, foram exibidos vídeos sobre a preservação do meio ambiente, aconteceram palestras temáticas, e produções manuais para o entendimento efetivo do que é sustentabilidade. 

“Já nesse início de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, os socioeducandos produziram brinquedos e artefatos para a decoração, utilizando material reciclável, além de cartazes (que foram fixados no ambiente escolar) e um kit de lixeiras para coleta seletiva”, relatou Hilka Cristiane Pereira Macieira, coordenadora pedagógica do CEJ. 

No Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE, a Escola escolheu o pau-brasil para fazer o plantio da muda, por se tratar de uma árvore nacionalmente nativa do nosso país. Durante a ação, os professores Edson Bernardo, Larissa Farias e Thayz Enedino, sob a coordenação pedagógica de Rute Vieira e da coordenadora da área Ciências Exatas e da Natureza, Cassiana Morais, realizaram o plantio de novas mudas, doadas pelo Jardim Botânico Benjamin Maranhão, dentro da própria Unidade. 

“Hoje, especificamente dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu uma “Ação Verde” com o replantio de mudas de pau-brasil, no anexo da Escola Cidadã Integral Socioeducativa, no CSE, juntamente com a presença dos familiares e alunos protagonistas”, relatou Thayz Rodrigues, professora de Ciências e Projeto de Vida na Unidade. 

“No Centro Educacional do Adolescente - CEA, os socioeducandos e professores fizeram mudas de diversos tipos de plantas para a construção de um jardim que ficará localizado na frente da Escola. Uma atividade coletiva que envolve os professores de Ciências, Biologia e Artes e todos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa nas Unidades”, disse Tatiana Pinangé. 

“Esse contato dos socioeducandos com a terra e com a natureza é extremamente importante porque são eles que desenvolvem todas as ações, desde a criação de novas mudas, ao plantio, e cultivo da planta. Com essas ações, trabalhamos a cor responsabilização pelo cuidado com uma nova vida, já que somos parte integrante desta natureza”, finalizou a diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa.