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Escola Cidadã Integral Socioeducativa inicia ano letivo nas unidades da Fundac
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) deu as boas vindas, nessa quarta-feira (21), a todos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, na ocasião do início das atividades pedagógicas nas unidades de João Pessoa.
A novidade deste ano letivo, segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac e diretor técnico interino, é a retomada, através de web conferência, do processo de ensino e aprendizagem dentro do Sistema Socioeducativo do Estado.
“Pensamos em uma metodologia que fomentasse e desse uma maior possibilidade de interação entre aluno e professor, principalmente por considerarmos o déficit de escolaridade que esses adolescentes e jovens têm. Nesse caso, a proximidade com o professor é extremamente necessária para que eles possam evoluir nesse processo de aprendizagem através das metodologias que aguçam o cognitivo para o conhecimento”, fundamentou o coordenador.
“Diante do contexto de pandemia, a proposta para 2021 é de iniciar as atividades pedagógicas de forma online [videoconferência], em tempo real onde os professores e alunos interagem ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A iniciativa pedagógica se deve uma necessidade dos socioeducandos de terem esse contato com a escola, e com um apoio pedagógico”, explicou Tatiana Pinangé, diretora da Escola Almirante Saldanha.
“É com grande alegria e uma satisfação gigantesca que retomamos as atividades da Escola de Socioeducação na Unidade CEJ, após longos períodos sem atividades devido à pandemia do coronavírus. Hoje, iniciamos a tão sonhada aula remota, com toda equipe de professores. Um grande progresso conjunto com a Fundac e Secretaria de Educação”, lembrou Wendow Lacerda, diretor do CEJ.
Durante a abertura do ano letivo no Centro Educacional do Jovem – CEJ, a presidente da Fundac, Waleska Ramalho, conversou com a direção, agentes socioeducativos e coordenação da Escola e reafirmou o compromisso compartilhado em fazer da Educação, nas Unidades de Internação, a grande referência no Nordeste e no nosso país.
“Que todos sejam muito bem vindos e que a ação pioneira de fazermos a escola funcionar em tempo real, nessa relação de interação entre aluno e professor, além de formato desafiador no período de pandemia, reafirme o compromisso de fazer a escola se materializar cada vez mais, e ter um papel fundamental no cumprimento da medida socioeducativa”, disse Waleska.
Para Tatiana Pinangé, a proposta pedagógica está sendo um avanço muito grande para a Fundac, assim como para as demais Escolas Cidadãs Integrais que seguem o mesmo modelo remoto de ensino. “Durante os dois primeiros dias, estaremos acolhendo os alunos e a nossa expectativa é que consigamos levar a proposta adiante, melhorando cada vez mais. Um desafio para as Unidades Socioeducativas, para os agentes, professores e para mim como gestora da Escola”, comentou.
Na ocasião, a presidente da Fundac agradeceu a todos os professores, pessoal da direção da Escola e as coordenações pedagógicas pelo papel de protagonista nesse processo de fazer a escola cada vez mais presente na rotina das Unidades e da Comunidade Socioeducativa. “Estamos juntos e vamos fazer cada vez mais e melhor”, ressaltou Waleska.
De acordo com Rafael Honorato, a diretoria técnica, através do eixo Educação e da presidência da Fundac realizou a acolhida de todos os alunos, agentes e equipe da Escola em cada unidade socioeducativa, dando as boas-vindas e alertando a todos que ainda estamos em um processo de pandemia e que todos os cuidados e protocolos criados como: os procedimentos operacionais padrões e o plano de retomada das atividades, precisam ser seguidos à risca.
“Acreditamos que demos o primeiro passo e que agora nós precisamos continuar evoluindo, aguçando e aproximando o diálogo tanto com a Escola, quanto com a Secretaria da Educação para que possamos melhorar e potencializar, as metodologias que estamos dando início”, concluiu o coordenador do eixo Educação da Fundac.