Notícias
Escola Cidadã Integral do CEJ desenvolve projeto Jornal na Escola com socioeducandos
Jornal Educando do CEJ. Assim está intitulada a 1ª edição do projeto Jornal na Escola, desenvolvido pela Escola Cidadã Integral Socioeducativa, no Centro Educacional do Jovem (CEJ), unidade para comprimento de medidas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). O jornal impresso, fruto de um trabalho interdisciplinar que busca estimular o interesse e as habilidades dos socioeducandos com ferramentas da informática e em diferentes áreas do conhecimento, foi concluído no final de outubro, e já circula dentro da unidade socioeducativa, com informes sobre as atividades pedagógicas realizadas na Escola.
O Jornal Educando do CEJ surgiu como uma ideia de inovar as práticas durante as aulas, por meio do incentivo à leitura e à produção textual dos alunos. “É um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e escrita e que possibilita o exercício da argumentação, persuasão e criatividade, formando leitores conscientes ao transformar a realidade em que está inserido”, explicou a professora Drielly Gregório.
“Durante as aulas da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha com os alunos que participam do projeto pedagógico CEJ Alfabetizado, percebemos que os jovens de modo geral têm grande necessidade de trabalhar a escrita e leitura, assim como de se sentirem reconhecidos e valorizados”, acrescentou Drielly.
O principal objetivo do Jornal Educando do CEJ é que a produção colabore para a formação cultural, social, política e humana dos alunos que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Além disso, contribuam para que os leitores e os escritores ampliem o seu vocabulário e desenvolvam a interpretação de textos, proporcionando a capacidade de pensamento crítico da realidade, assumindo conscientemente seu papel de sujeito.
Segundo Flávia Tavares Gomes, coordenadora pedagógica do CEJ, a primeira edição do jornal foi lançando dia 29 de outubro no refeitório da unidade e contou com a presença da diretora da escola Tatiana Pinangé, a assessora da socioeducação Hellen Cris, do presidente da Pastoral do Menor, Padre Xavier, dos técnicos da unidade, professores e agentes socioeducativos que vieram prestigiar esse momento tão importante para toda a equipe e educandos. “Na ocasião, os jovens fizeram uma apresentação, seguindo as orientações da professora com muita desenvoltura e entusiasmo. Eles falaram para o público das matérias escolhidas, das entrevistas realizadas, das fotos elegidas”, disse Flávia.
“A escola, em conjunto com a direção e técnicos da unidade, têm sido muito importantes nesse processo de ressocialização. Seguindo o fluxo da normativa, do respeito, da perseverança e da dignidade, os jovens conseguirão mudar de vida em parceria com seus familiares”, disse Wendow Lacerda, diretor do CEJ, durante entrevista a um dos jovens.
Projeto CEJ Alfabetizado – O projeto CEJ Alfabetizado, atualmente, atende duas turmas no horário oposto aos que os jovens assistem às aulas regulares da escola. Participam do projeto alunos de diferentes ciclos. Objetivando minimizar a disparidade entre os alunos no que se refere à leitura e escrita, o projeto CEJ Alfabetizado está sendo executado desde março de 2017.
As aulas do projeto foram planejadas com base em um cronograma que auxiliou o processo de construção do jornal. Durante a produção os alunos sempre foram os protagonistas realizando pesquisas, entrevistas e edição sob a orientação e colaboração dos professores Richardson Guimarães e Verônica Pereira. “O jornal é fundamentado para divulgação das atividades da escola, para que assim possamos socializar o que acontece e o que ainda está por vir pedagogicamente”, disse a professora Drielly Gregório.