Notícias

Equipe de professores de Pernambuco conhece modelo de Escola Cidadã Integral da Paraíba

publicado: 16/03/2018 00h00, última modificação: 27/05/2019 11h55
1 | 2
2 | 2
see-Equipe-de-professores-de-Pernambuco-visita-modelo-de-Escola-Cidada-Integral-da-Paraiba-1.jpg
see-Equipe-de-professores-de-Pernambuco-visita-modelo-de-Escola-Cidada-Integral-da-Paraiba-2.jpg

Uma equipe de professores e gestores do Estado de Pernambuco visitou, na manhã desta sexta-feira (16), a Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcanti Fieles, em Bayeux. O objetivo da visita foi conhecer o modelo desenvolvido na Paraíba para uma futura implementação do projeto em Pernambuco.

A equipe de Pernambuco visitou a escola e conheceu como funciona o projeto. “Quando estivemos em São Paulo, no II Encontro de Estados Parceiros do Itaú BBA, apresentamos o nosso modelo de escola cidadã, com a implantação de currículos baseados em competências e habilidades, matrizes articuladas e três metodologias de ensino. Nossa apresentação chamou a atenção de vários Estados e recebemos hoje uma equipe de Pernambuco, que veio conhecer de perto a nossa metodologia”, explicou Rayssa Alencar, coordenadora do Ensino Técnico nas Escolas Cidadãs da Paraíba.

George Bento, gestor da Educação à Distância da Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco, falou sobre a visita. “Nossa impressão na visita à escola de Bayeux foi a melhor possível. Os estudantes demonstraram muita afinidade com a escola e com seus professores e gestores. Mas o que mais me impressionou foi a prática da articulação disciplinar que vocês fazem aqui, a articulação entre as disciplinas propedêuticas com as disciplinas da base técnica e essas, com a comunidade. Isso certamente é um diferencial para essa escola e nos inspirará a buscar o que vocês já fazem aqui e levar para o Estado de Pernambuco”, afirmou o gestor.

De acordo com Rayssa Alencar, no modelo das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas as metodologias são todas voltadas para o mundo do trabalho, onde os alunos focam na compreensão do contexto, nas experiências investigativas e na identificação e resolução de problemas.