Notícias
Equipe de Odontologia do Hospital Metropolitano entrega ‘Certificado de Coragem e Colaboração’ às crianças atendidas na unidade
Com o objetivo de parabenizar os pequenos pacientes pela colaboração e coragem após o atendimento odontológico, os profissionais do setor de Odontologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, iniciaram, na terça-feira (12), a entrega de certificados às crianças que estão em tratamento na unidade. O atendimento odontológico é realizado antes dos procedimentos cirúrgicos das áreas de Cardiologia e Neurologia,
O primeiro contemplado, Pedro Henrique, 12 anos, de Campina Grande, está internado na enfermaria pediátrica há 8 dias. A mãe dele, Joserlandia Santos, contou que desconhecia a necessidade do atendimento odontológico nos cuidados pré-cirúrgico, e ficou satisfeita com o resultado.
“Eu acredito que poucas pessoas sabem que o atendimento odontológico é indispensável antes da cirurgia, eu só fiquei sabendo quando ele já estava internado aqui no Metropolitano. Meu filho é uma criança que colabora direitinho. Pra idade, eu acho que ele é muito inteligente e já tem uma certa responsabilidade, sabe que tem que contribuir para as coisas darem certo. Ver o seu comportamento sendo reconhecido é motivo de muito orgulho para mim”, afirmou a mãe do paciente.
No Hospital Metropolitano, os pacientes pré-operatórios adultos ou crianças, realizam uma avaliação odontológica durante a internação e, caso apresentem algum agravo bucal, são atendidos no leito ou no bloco cirúrgico. De acordo com a responsável técnica do setor de Odontologia, Andreia Medeiros, a equipe atua na garantia de uma condição bucal favorável para realização dos procedimentos, a fim de prevenir a ocorrência de complicações infecciosas relacionadas à condição bucal.
“Nos atendimentos pediátricos utilizamos diferentes técnicas de manejo comportamental para obter a confiança e vínculo do paciente, assim como oferecemos um tratamento odontológico integral, humanizado e confortável. A entrega do Certificado de Coragem e Colaboração, após o atendimento, é considerada uma técnica de reforço positivo e é utilizada como recompensa e reconhecimento ao comportamento do paciente. Temos visto o resultado e entusiasmo das outras crianças”, frisou a cirurgiã dentista.
Segundo Felipe Abrantes e Franciara Gomes, odontólogos do programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Odontologia (RECLIO) da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), atuantes no Hospital Metropolitano, a presença de focos de infecção na cavidade bucal pode comprometer a qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos pacientes. “Esses focos de infecção bucal também podem agravar alterações sistêmicas como endocardites bacterianas, pneumonias e infecções generalizadas. É nesse contexto que atuamos, prezando pela prevenção de complicações e pela qualidade de vida de acordo com o Protocolo de Assistência da Instituição”, destacaram.
“A entrega dos certificados dialoga com as boas práticas de assistência em saúde, trazendo mais humanização aos serviços prestados. O simples ato de presentear uma criança com esse certificado pode trazer, não só alegria no rosto dos pequenos, mas criar um novo significado ao processo de internação. Trata-se de reconhecer o momento de superação que essas crianças enfrentam, mostrar a elas como são corajosas e fortes para lutar todas as batalhas que possam surgir durante seu tratamento de saúde, além de fortalecer o vínculo dos profissionais com esses pacientes”, ressaltou a gerente hospitalar de atenção à saúde, Kariny Lisboa.
Saúde Bucal: A higiene bucal tem relação direta com a saúde, doenças que têm origem nesta região, podem proliferar bactérias para outras partes do corpo, gerando, ou agravando, enfermidades, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Tudo isso torna o exame clínico e o tratamento precoce procedimentos essenciais para a odontologia hospitalar.