Notícias

Entidades elogiam medidas adotadas pelo Governo do Estado para minimizar impactos causados pela pandemia

publicado: 15/03/2021 19h14, última modificação: 15/03/2021 19h14

As medidas sociais anunciadas pelo governador João Azevêdo, a fim de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus a famílias em vulnerabilidade social e segmentos econômicos, vêm sendo elogiadas por diversas entidades sociais.

Uma dessas entidades é o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que destacou, em seu site (mab.org.br), a isenção do pagamento das contas de água para 26 mil famílias cadastradas na Tarifa Social, bem como a distribuição de 600 mil cestas básicas. “O MAB reconhece a importância das medidas apresentadas pelo estado da Paraíba e reforça a necessidade de que exemplos como esses sejam mais comuns para os demais estados e para o país, entendendo a realidade em que vive o povo brasileiro, a cada dia os preços das tarifas de luz, água, gás e combustíveis estão mais inacessíveis a maioria da população”, ressaltou o coordenador do MAB, Osvaldo Bernardo da Silva. 

A medida também contempla bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e sorveterias cadastradas na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na razão social das empresas nos meses de março a abril. Nos próximos dois meses fica suspenso, ainda, o corte de água por atraso de pagamento para consumidores residenciais, com consumo mensal de até 10 metros cúbicos. 

João Azevêdo determinou ainda reajuste de 42% no valor do Cartão Alimentação, indo a R$ 50,00 para as atuais 52 mil famílias beneficiárias do Programa; e a ampliação no atendimento dos Restaurantes Populares, passando, nesses dois meses, de 184 mil para 276 mil refeições. As medidas também contemplaram a população em situação de rua, com aumento de 50% no número de refeições diárias fornecidas. 

Outra medida anunciada é a aquisição de 500 toneladas de alimentos e 60 toneladas de peixe da Agricultura Familiar, que serão distribuídas com pessoas em situação de vulnerabilidade social.