Notícias

Encontro reúne profissionais dos Serviços de Acolhimento Regionalizado

publicado: 12/12/2024 17h28, última modificação: 12/12/2024 17h28
1 | 6
Fotos: Alberto Machado
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (114).JPG
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (95).JPG
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (42).JPG
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (25).JPG
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (160).JPG
12-12-24 ll Encontro dos Serviços de Acolhimento Regionalizados da Paraiba foto-Alberto Machado (2).JPG

Profissionais dos serviços de acolhimento regionalizado de toda a Paraíba reuniram-se nesta quinta-feira (12), na Fundação Casa de José Américo, na Capital, no Encontro Anual dos Serviços de Acolhimento Regionalizado. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro reuniu mais de 80 técnicos e outros profissionais dos serviços Família Acolhedora e Casa Lar, que tiveram oportunidade de trocar experiências e discutir os desafios enfrentados.

Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância dos serviços de acolhimento familiar, que é uma experiência apresentada como case de sucesso no Brasil. “Essa é uma das políticas públicas mais importantes da Paraíba. A Paraíba foi referência no Brasil todo. Essa equipe rodou o Brasil levando a nossa experiência positiva no Estado”.

A secretária explicou que o trabalho da equipe do acolhimento familiar é de extrema importância e grande responsabilidade. “Essa equipe é responsável por tutelar as crianças e adolescentes e conduzi-los a uma família, a um direcionamento com vínculos afetivos, e isso importa! Então essa equipe passa o ano todo sob pressão, porque é um direcionamento com muitas responsabilidades; a família passa por um processo pedagógico, também da nossa equipe e, com isso, é uma equipe muito demandada. Portanto, este é um momento de cuidar dessas equipes para que elas possam tomar decisões coerentes”.

A gerente operacional de Alta Complexidade da Sedh, Roberta Cavalcanti Pires, destacou o objetivo do Evento. “O propósito é trazer um momento de reflexão sobre o autocuidado dos profissionais que atuam no serviço de acolhimento e, para além disso, trazer um resumo e um repasse de todas as ações realizadas neste ano de 2024. Então a gente preparou um momento de acolhimento com coffee break, reiki, aromaterapia, auriculoterapia, massagens, para os profissionais das três Casas Lares da Paraíba e dos sete pólos regionais do Família Acolhedora, que atendem do litoral ao sertão”.

Para a coordenadora do serviço de Família Acolhedora, Débora Santos, é fundamental cuidar de quem cuida! “Eles trabalham diariamente com as crianças e adolescentes que já tiveram seus direitos violados e estão passando por situação de extrema vulnerabilidade. Eles estão acompanhando essas famílias e a gente pensou nesse momento de cuidado para com eles: cuidar de quem cuida”.

Na oportunidade do Encontro, a palestra “Cuidando de Quem Cuida: O Autocuidado como Prática Essencial para os Técnicos dos Serviços de Acolhimento e sua Saúde Mental” foi ministrada pela psicóloga Maria Lindinalva Dias Ramalho de Souza. “O autocuidado deve ser da saúde física, mental e espiritual, afinal de contas, se a gente não tiver o equilíbrio entre o corpo, mente e parte espiritual, fica mais susceptível a doenças, sejam físicas e ou psicossomáticas”, destacou.

A assistente social Andressa Feitosa, que trabalha na Casa Lar de Itaporanga, disse tratar-se de uma oportunidade extraordinária. “Esse é o segundo encontro e a gente consegue se aproximar de outros profissionais, falar dos desafios, fazer uma troca de experiência e aproveitar o momento.”