Notícias

Encontro pré-cirurgia bariátrica realizado no Hospital de Clínicas proporciona maior segurança aos pacientes

publicado: 12/11/2024 17h54, última modificação: 12/11/2024 17h54
1 | 1
dc86c017-7208-4e3a-8691-0c63f1211d14.jpeg

Um encontro mensal realizado no Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado, com pacientes em preparação para as cirurgias bariátricas, é mais um dos protocolos de segurança antes do procedimento.

Durante a reunião, os próximos pacientes contemplados, são orientados pela equipe médica sobre os cuidados pré e pós cirúrgicos, além de receberem informações sobre as técnicas utilizadas e o processo de recuperação. Participam do momento de esclarecimentos o médico cirurgião, a enfermeira responsável pelo setor e os profissionais da equipe de nutrição.

Nesta terça-feira (12), mais 17 pacientes que já estão aptos para a realização do procedimento participaram do encontro. A dona de casa Jaíra Alves, residente em Campina Grande, será uma das próximas a passar pela cirurgia bariátrica para tratar os problemas associados à obesidade, e considera o momento fundamental para eliminar as dúvidas. “Nessa reunião a gente tira realmente as dúvidas com os profissionais, que sabem exatamente quais os procedimentos corretos que a gente tem que fazer. Depois de muitos anos lutando contra a obesidade, minha expectativa é de uma nova vida, nova forma de se alimentar e ver o mundo diferente,” ressaltou.

O cirurgião Jarbas Fonseca explicou que o encontro é fundamental para proporcionar maior segurança ao paciente. “Esse é um momento em que nós passamos todos os detalhes de como é feita cirurgia, as técnicas usadas, as mudanças que vão acontecer na vida de cada um. Tudo importante para que o paciente tenha total confiança do que vai acontecer”, pontuou.

Os procedimentos são realizados por meio do programa Opera Paraíba, que está presente de forma regionalizada em todo o estado, e com acesso facilitado aos usuários. Este ano mais de 590 cirurgias do tipo já foram realizadas na Paraíba.

Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.