Encerrada programação do Agosto Dourado em Gerência Regional de Saúde no Sertão da Paraíba

publicado: 30/08/2024 17h45, última modificação: 30/08/2024 17h45
WhatsApp Image 2024-08-30 at 11.22.15 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-30 at 11.22.15 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-30 at 11.22.15 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-30 at 12.08.53 (1).jpeg

Reforçar a luta pelo incentivo à amamentação e sensibilizar as mães sobre a importância e benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê. Este foi o objetivo da Campanha Agosto Dourado, encerrada nesta sexta-feira (30), na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, no Sertão da Paraíba.

A programação contou com uma capacitação em intercorrências mamárias e manejo da amamentação para os 24 municípios que compõem a 6ª GRS. O momento foi preparado e conduzido pela Comissão de Aleitamento Materno, juntamente com os residentes médicos em Ginecologia e Obstetrícia, residentes em Enfermagem Obstétrica e residentes em Pediatria da Escola de Saúde Pública da Paraíba lotados na Maternidade Dr. Peregrino Filho.

Compareceram à capacitação representantes dos 24 municípios e alguns profissionais sinalizaram que o momento é de muita importância. A coordenadora do Banco de Leite Humano Dra.Vilani Kehrle, Faldrecya Borges, explicou que a amamentação reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

As ações fazem parte do fortalecimento da rede materno-infantil segura para as mulheres e crianças sertanejas. De acordo com a diretora geral da Maternidade, Séfora Cândida, a amamentação aumenta o vínculo do recém-nascido com a mãe. “A prática proporciona um melhor desenvolvimento da face e musculatura envolvida na fonação, garantindo melhor desenvolvimento neurológico e maior maturidade do sistema imunológico, sem falar nos vínculos afetivos promovidos entre a mãe e o bebê”, afirmou.

Agosto Dourado - A campanha do Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, e a cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante a primeira semana do mês, há a intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com ações de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.