Empaer realiza dia especial sobre fenação em Frei Martinho

Empaer criadores de Frei Martinho (2).jpg
Empaer criadores de Frei Martinho 3.jpg
Empaer criadores de Frei Martinho 4.jpg

Com a participação de técnicos e de criadores de municípios do Curimataú e do Seridó paraibano, foi realizado na quarta-feira (28), em Frei Martinho, um Dia Especial sobre Fenação na Alimentação Animal, evento promovido pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).  Com recursos do Procase, a capacitação destacou o armazenamento de ração para os seus rebanhos, a qual pode ser utilizada em períodos de longas estiagens.

As demonstrações sobre a capacitação dos participantes foram conduzidas pelo técnico Pedro Gomes, abordando o armazenamento de feno com plantas forrageiras típicas da região. O evento aconteceu na comunidade rural Cauaçu de Baixo, em Frei Martinho, com a supervisão do gerente regional da Empaer em Picuí, Fernando Guedes.

Segundo Fernando, a ação teve como objetivo difundir o trabalho de fenação utilizando da palha do milho, além do capim natural, adotando um novo sistema de armazenamento que poderão ser utilizados pelos criadores.

Participaram do dia especial, agricultores dos municípios de Frei Martinho, Picuí, Pedra Lavrada, Sossego, Cuité, Nova Floresta e Baraúna, que receberam as orientações que vão contribuir com o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade pecuária, em face de período de estiagens prolongadas.

Durante a palestra, o extensionista da Empaer Pedro Gomes, do município de Frei Martinho, destacou que os agricultores participantes do evento demonstraram interesse na atividade. “De agora em diante, estes produtores poderão melhor armazenar a ração que utilizam na alimentação de seus rebanhos durante a seca”, comentou. O evento contou com a parceria da prefeitura municipal e, na ocasião, o prefeito Aido Lira, de Frei Martinho, foi representado pela secretária da Agricultura, Isabelle Cristina.