Empaer realiza dia de campo sobre palma forrageira e distribui raquetes para agricultores sertanejos

publicado: 15/12/2023 17h23, última modificação: 15/12/2023 17h23
Dia de campo4 15-12.jpg
Dia de campo1 15-12.jpg
dia de campo6 15-12.jpg
Dia de campo2 15-12.jpg
Dia da Extensionista3 06-12.jpg
Dia de campo5 15-12.jpg

Para melhor orientar os agricultores familiares no plantio e produção de palma forrageira, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realizou, nesta semana, na região administrativa de Patos, no Sertão do Estado, dois dias de campo com a finalidade de demonstrar o cultivo da palma cultivada, sob regime de irrigação.

A ação faz parte do Programa de Produção e Distribuição de Mudas, desenvolvido pelo Governo da Paraíba, e tem por objetivo suprir a carência alimentar de rebanhos bovinos e caprinos em períodos de seca ou estiagem prolongada.

Organizado pelos extensionistas da gerência operacional da Empaer do município de Malta, o primeiro dia de campo aconteceu na fazenda Açude Novo, numa parceria da prefeitura local e apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e associações rurais. Na ocasião, dezenas de agricultores presentes participaram de palestras proferidas pelos extensionistas rurais José Bezerra e Expedito Camboim, que falaram sobre todas as etapas da produção da palma, como preparo do solo, tratos culturais, irrigação, controle de praga e alimentação animal.

O segundo dia de campo, que ocorreu na quinta-feira (14), na fazenda Uberaba, em São Mamede, teve demonstração de tecnologias e as etapas de cultivo da palma forrageira adensada e irrigada, além da importância nutricional para os animais.

Ao final do evento, foram distribuídas 10 mil raquetes (mudas de palma) para os produtores que irão plantá-las e depois fazer à devolução à Empaer, que, por sua vez, repassará a novos produtores, gerando, assim, efeito multiplicador da cultura da palma no município.

Todo o trabalho da produção e distribuição de mudas de palma forrageira na região é coordenado e acompanhado pelo gerente regional da Empaer/Patos, Francisco Acácio, e sua equipe de extensionistas rurais. Além dos agricultores presentes, e representantes dos Conselhos e associações rurais, das prefeituras parceiras, prestigiaram os dias de campo os extensionistas Socorro Cruz, José Bezerra, Mascigleudo Almeida de Oliveira e Expedito Camboim.