Empaer realiza capacitação sobre beneficiamento de umbu

publicado: 10/04/2023 10h21, última modificação: 10/04/2023 10h21
Umbu pé.jpg

A Gerência Regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em Campina Grande, promove uma série de capacitações sobre aproveitamento do umbu. Com o período da safra do fruto, no Semiárido da Paraíba, a ação tem o objetivo de aumentar a renda dos agricultores familiares.

Durante esta semana, estão previstas duas oficinas, sendo uma na terça-feira (11), no município de Umbuzeiro, e outra na sexta-feira (14), em Pocinhos. No Distrito de Catolé de Boa Vista, em Campina Grande, também ocorre uma oficina nos próximos dias.

O objetivo da iniciativa é assegurar e apoiar os agricultores familiares com ações de pesquisas, assistência técnica e extensão rural, que contribuam para o desenvolvimento econômico e social nas comunidades rurais, visando a melhoria da qualidade de vida e produzindo alimento saudável. Também é objetivo estimular a diversificação de produção, a segurança alimentar e nutricional, o debate ambiental e incentivar a participação dos agricultores de forma associativa, visando o desenvolvimento sustentável.

As oficinas são ministradas pela extensionista social Maria Salete Brasileiro, da Gerência Regional da Empaer de Campina Grande, que ressaltou a importância do aproveitamento da safra de umbu, em especial pelas mulheres rurais para aumentar a renda familiar.

As agricultoras podem fazer a polpa e congelar, depende apenas de um freezer para o armazenamento e continuar preparando os produtos durante todo o ano para a comercialização e o consumo em família. Com isso, transforma essas polpas em umbuzada, mousse, compotas, geleias, licores, cocadas, bolos, e até mesmo o iogurte.

“O melhor é que o umbu possui um nutriente chamado Pectina, que com isso, os produtos derivados do umbu são naturais sem nenhum conservante aditivo”, explicou Salete Brasileiro.

Ela destacou que o resultado das oficinas realizadas no ano passado foi satisfatório. Por exemplo, no município de Umbuzeiro, temos mulheres fornecendo produtos derivados do umbu para a Merenda Escolar de municípios, como o iogurte, o que representa um acréscimo na renda familiar das agricultoras.

O umbu tem muitas propriedades, como vitaminas A, C, e B1, cálcio, ferro, fósforo, fonte de proteínas, carboidratos e niacina. A ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunológico, preventivo ao envelhecimento precoce.

registrado em: , ,