Empaer promove capacitação em apicultura na zona rural de São Francisco

publicado: 01/12/2023 10h19, última modificação: 01/12/2023 10h20
apicultura1-12.jpg
Apicultura4 01 -12.jpg
apicultura5 01-12.jpg

A apicultura é considerada uma excelente opção para a agricultura familiar por proporcionar geração de emprego e o aumento de renda, além de aproveitar a potencialidade natural do meio ambiente e sua capacidade produtiva.  Com o objetivo de incentivar a atividade, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, em parceria com a Prefeitura de São Francisco,  no Sertão do estado, tem investido em capacitação de agricultores familiares.

Nesta semana, 15 agricultores da comunidade Prata, em São Francisco, participaram de um curso de apicultura ministrado pelos extensionistas da Empaer, Flávio Marcílio e Gilvan Pordeus, cuja programação discutiu o histórico da apicultura, biologia das abelhas, materiais necessários para o desenvolvimento da atividade, captura de enxames e manejo de apiários.

Durante o curso, com carga horária de 16 horas/aula, entre teórica e prática, os agricultores foram contemplados com um kit contendo cinco colmeias, fumigador, cera alveolada e Equipamento de Proteção Individual (EPI). A ação, segundo os instrutores, integra o Programa de Apoio aos Agricultores do município.

De acordo com o extensionista Flávio Marcílio, cabe à Empaer todo o processo de assessoramento técnico continuado, desde a divulgação e seleção dos agricultores, até a comercialização do mel que, segundo ele, tem apresentado uma produção de 900 kg/ano. No total, são 30 agricultores beneficiários do programa no municipio.

O extensionista avalia que a apicultura vem se tornando uma atividade cada vez mais atrativa, em virtude da sua menor vulnerabilidade aos períodos de seca ou estiagem prolongada, quando comparada ao cultivo de outras culturas agrícolas.