Empaer promove ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

WhatsApp Image 2023-06-01 at 16.19.24 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-06-01 at 16.19.24 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-06-01 at 16.19.24.jpeg

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente promovidas pelo Governo do Estado, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza, por meio de suas gerências operacionais, presentes em todo o Estado, uma série de ações ligadas ao tema, que é comemorado no dia 5 de junho, data marcada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para se comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrada por mais de 100 países, envolvendo milhões de pessoas.

As atividades envolvem palestras nas escolas das redes estadual e municipais de ensino, gincanas pedagógicas, caminhadas verdes, distribuição e plantio de duas mil mudas frutíferas e de essências florestais e começaram nesta quinta-feira (1º), seguindo durante toda a semana. O objetivo é promover a importância da consciência ambiental e da sustentabilidade.

Alagoa Grande – A Empaer de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, que desenvolve intenso trabalho de conscientização e de preservação ambiental há mais de 23 anos, abriu as comemorações nesta quinta-feira (1º), com um ciclo de palestras sobre o tema “ Preservação do Meio Ambiente Responsabilidade de Todos”, começando pela escola Cantinho do Saber, localizada na comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, zona rural do município.

Nesta sexta-feira (2), a mesma palestra acontece no educandário Externato D. Pedro II. A terceira palestra ocorrerá na segunda-feira (5), na escola Padre Hildon Bandeira, culminando com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Todas as palestras serão proferidas pelo coordenador do Projeto Ambiental de Alagoa Grande, o extensionista Paulo Luís dos Santos, da Empaer local, e tem a finalidade de incentivar os alunos e a sociedade a adotarem ações que diminuam os impactos causados pelo homem ao meio ambiente. Segundo Paulo da Emater, como é mais conhecido, a ideia é seguir realizando palestras de conscientização durante todo o ano.

“É importante que os alunos aprendam, logo cedo, a importância de cuidar do meio ambiente, como exemplo, descartar o lixo de forma correta, dar o destino certo aos resíduos, economizar água, cuidar bem dos animais” disse, acrescentando que “a Empaer vai continuar desenvolvendo ações que promovam a educação ambiental no município, assim como tem ocorrido há mais de duas décadas”.

Ele lembra que até agora já foram plantadas mais 38 mil arvores frutíferas, de essências florestais e medicinais das mais variadas espécies, lixões da cidade transformados em bosques, além da recuperação de diversas áreas degradas, principalmente após o fechamento da Usina Tanques e do rompimento da Barragem de Camará, em 2004.

Entre as espécies plantadas, que atingem as áreas rurais e urbanas do município, estão palmeira imperial, aroeira, jatobá, cedro, caibreira, flamboyant, pau-brasil, gliricídia, mamão, acerola, capim santo, manjericão, além de ipês de variadas cores, que tem embelezado as praças, ruas e avenidas da cidade.

As comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente se encerram na sexta-feira (9) com a entrega de certificados e moção de aplausos concedidos pela Câmara Municipal de Alagoa Grande a instituições e personalidades que se destacaram no apoio e na defesa do meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do município. Entre os agraciados estão a Empaer, educandários, sindicatos rurais, autoridades, professores e agricultores.

Parcerias – Todo o trabalho de preservação ambiental e de plantio de árvores tem a coordenação geral do extensionista Paulo Luís e acompanhamento do gerente regional da Empaer de Guarabira, José Pereira da Silva. As principais instituições parceiras são as Secretarias municipais de Educação e de Agricultura locais, UFPB/Areia, CPTA do município de Esperança e a Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Carente (Afink).