Notícias

Empaer produz muda de fruteiras e doa a agricultores em São Domingos

publicado: 02/09/2021 10h32, última modificação: 02/09/2021 10h33
1 | 1
Mudas3 30-08.jpg

Produtores rurais do município de São Domingos, no Sertão, foram contemplados com mudas de acerola, mamão, graviola, goiaba, pinha, maracujá e outras fruteiras, produzidas pela unidade operativa Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, o que contribui para implantar quintais produtivos em suas comunidades. Além de oferecer uma alimentação saudável, possibilita a comercialização do excedente e a aumento da renda familiar. 

As mudas são produzidas em área do terreno onde está construída a unidade operativa Empaer, na ação executada pelo extensionista Inácio Marinho. Ele considera positivos os efeitos dessa iniciativa porque traz a melhoria da dieta alimentar das famílias. Informou que o excedente da produção é comercializado para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A meta é a distribuição de pelo menos três mil mudas de fruteiras todos os anos, sendo que mil unidades estão sendo repassadas aos agricultores neste mês. Para obter as mudas, o agricultor familiar deve dispor, principalmente, de solo apropriado e de água de boa qualidade. Os beneficiados têm acompanhamento dos técnicos da unidade administrativa.

“Usamos sementes de frutas do nosso consumo, compramos sacolas plásticas, adubo orgânico e pagamos aos trabalhadores para preparação do substrato e enchimento das sacolas”, explicou Marinho. A equipe de técnicos, no ato da entrega das mudas, orienta o plantio e acompanha os passos seguintes de desenvolvimento das plantas.

“Assim como em São Domingos, outras unidades da Empaer na região de Pombal também são beneficiadas com as mudas”, informou o gerente regional Leonar Souza. Todo o produtor rural que desejar obter mudas pode procurar a unidade administrativa da Empaer.