Notícias

Empaer orienta sobre controle de pragas no algodoal da Agrovila Acauã

publicado: 18/07/2024 11h28, última modificação: 18/07/2024 11h30
1 | 2
2 | 2
ACAUÃ VISITA5 18-07.docx.jpg
ACAUÃ VISITA2 18-07.docx.jpg

Agricultores familiares do assentamento da Agrovila Águas de Acauã, em Itatuba, no Vale do Paraíba, receberam, nessa quarta-feira (17), visita técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), para orientação do controle biológico de pragas e monitoramento do bicudo no algodão.

Na visita, estavam o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, o gerente Regional da Itabaiana, Paulo Emílio e, por vídeo chamada, o assessor estadual de Agroecologia e do Programa de ATER para Algodão Orgânico/Agroecológico, Ricardo Pereira deu explicações de como proceder com o controle da praga.

A inspeção foi motivada após contatos do extensionista Hudson Sousa, da gerência operacional de Ingá, com os produtores rurais que constaram a presença de pragas no algodoal.

De pronto, a equipe que acompanha o projeto do algodão orgânico na Agrovila Acauã, se dirigiu ao local com a finalidade de prestar as orientações técnicas necessárias para o monitoramento e controle do bicudo do algodoeiro, através de métodos agroecológicos, visando promover práticas agrícolas sustentáveis e proteger a produção local.

São 20 hectares de área plantada em roçado coletivo do Projeto Agrovila Águas de Acauã com algodão agroecológico consorciado com diversas culturas alimentares de milho, feijão, fava, gergelim, jerimum, macaxeira e batata doce. Tudo é cultivado de forma orgânica, o que garante segurança alimentar e renda com a comercialização de parte da produção.